Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Descobriram que Brazão (Brasão) é o mandante da morte de Marielle e o PSOL ficou calado #boato

Descobriram que Brazão (Brasão) é o mandante da morte de Marielle e o PSOL ficou calado #boato

Boato – Depois que descobriram que o assassino de Marielle Franco é o ex-deputado Domingos Brazão (Brasão), o PSOL ficou calado e não quer mais tocar no assunto.

É fato. Um dos episódios que mais rendem fake news na internet é o assassinato da vereadora Marielle Franco. Um ano após a morte dela, histórias falsas e acusações sobre o assunto continuam a circular na internet. E a última fala de um ex-deputado e do partido de Marielle.

De acordo com textos que circulam em redes sociais, o PSOL está com uma atitude estranha nos últimos tempos. Isso porque a polícia teria descoberto que o mandante do crime é o ex-deputado Domingos Brazão (apresentado em algumas versões como Domingos Brasão). Leia dois exemplos de textos que circulam por aí:

Versão 1: Depois que essa foto foi divulgada e os suspeitos identificados, entre eles um ex-Deputado Domingos Brasão (MDB),o PSOL e toda a esquerda que levianamente acusaram o Presidente Bolsonaro de miliciano, agora calaram e perderam o interesse no mantra da Marielle! Quem mandou matar Marielle?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Agora que a PF descobriu que o mandante do crime, o ex-deputado Brazão, era ligado ao Cabral, ao PT, as esquerdas, a bandidagem do Rio e a perícia ainda achou digitais da assessora no carro dos assassinos (esperavam ser alguém de direita), toda a grande mídia esquerdista, a esgotosfera lacradora e os ‘cães raivosos’ psolistas calaram a boca e devolveram o cadáver da “ex-ativista” à sepultura.

Descobriram que Brazão (Brasão) é o mandante da morte de Marielle e o PSOL ficou calado?

Além das duas versões, outras circularam na internet. Mas a linha central é sempre a mesma: Domingos Brazão (Domingos Brasão) é o assassino de Marielle e o PSOL parou de falar no assunto porque seria um “aliado”. Mas será que isso procede? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Neste caso, temos uma balela em dois níveis. Mas, primeiro, vamos falar sobre características gerais do texto. A mensagem tem características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) e alguns “errinhos extras” (como em uma das versões identificar Marcelo Sicilliano, que foi alvo de outro boato aqui, como Brazão). Além disso, o texto (e suas versões similares) só estão em páginas de redes sociais e sites pró-Bolsonaro.

Agora vamos falar por partes. A primeira é a que aponta que Domingos Brazão é o mandante do assassinato de Marielle. Como qualquer pessoa que acompanha as notícias sabe, não há qualquer anúncio oficial até o momento sobre quem é o mandante do crime. O que temos, até o momento, é uma matéria que aponta que o PF citou Brazão como possível mandante.

A mesma matéria ressalta, porém, que essa é uma das linhas de investigação da polícia. Porém, não há nada de confirmação. Ou seja: pelo menos por enquanto, citar que o “assassino foi descoberto” é uma ilação.

Agora, o outro ponto: o que acusa o PSOL de ter ficado calado por causa de Brazão. A justificativa seria porque Brazão (isso é fato) foi acusado do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro por causa de ligação de o ex-governador Sérgio Cabral.

Aí temos dois erros. O primeiro está em apontar que o PSOL teria motivo para ficar calado porque Brazão teria ligação com Sérgio Cabral. Além de o partido não fazer parte da base aliada de Cabral, chegou até a cobrar investigações contra o ex-governador. Além disso, falar que o PSOL “se calou” também é uma ilação. É só olhar o site oficial do partido para ver que as perguntas e as manifestações persistem.

Resumindo: mais uma vez estamos diante de uma informação falsa sobre a morte da vereadora Marielle. As mensagens que circulam online erram em falar que o mandante do assassinato foi descoberto e que PSOL não quer saber. Fake news dupla.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.