Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boulos está internado no hospital Albert Einstein por causa da Covid-19 #boato

Boulos está internado no hospital Albert Einstein por causa da Covid-19 #boato

Boulos está internado no hospital Albert Einstein por causa da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois das eleições em São Paulo, Guilherme Boulos, que está com Covid-19, se internou no hospital Albert Einstein.

As eleições municipais acabaram, mas ainda conseguimos diagnosticar um pouco de “chorume” em relação às fake news eleitorais. A prova disso está na história de hoje, que cita Guilherme Boulos (que, como aponta o nosso balanço, foi o candidato mais citado em fake news checadas pelo Boatos.org no período eleitoral).

Mensagens curtas (e muito compartilhadas) que circulam em redes sociais dão conta que Guilherme Boulos resolveu se internar no hospital Albert Einstein após ser infectado com o novo coronavírus. Os textos sugerem que Boulos seria um “burguês” por se internar em um hospital caro. “Boulos está internado no Einstein , aquele hospital público modelo de São Paulo”, diz uma das mensagens. “Boulos está internado no Einstein, ele não foi morar na periferia? Deveria também se tratar no SUS. Mais vai nada heim!!!”, aponta outra.

Boulos está internado no hospital Albert Einstein por causa da Covid-19?

Como já citamos, as mensagens ganharam muitos compartilhamentos, comentários e ironias na internet. Porém, não é verdade que Guilherme Boulos resolveu se internar no Albert Einstein para tratar da Covid-19.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem e o histórico já nos chamaram atenção. Como “bom boato”, ele tem características como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis. Além disso, fake news sobre Boulos (como citamos anteriormente) têm sido comuns. Só no período eleitoral foram oito (muitas delas tentando “pintá-lo” como burguês). Todo esse briefing nos fez ficar desconfiados. A partir daí, bastaram algumas buscas para vermos que a notícia em questão era falsa.

Ao contrário do que apontam as mensagens, Boulos não precisou se internar para se tratar da Covid-19. Quando anunciou que estava infectado com o novo coronavírus, o então candidato a prefeito de São Paulo afirmou que teve uma consulta médica domiciliar e que estava com sintomas leves da doença.

Desde então, Boulos tem se mantido em isolamento (o que o impediu de participar de um debate e de votar no dia das eleições), mas não precisou se internar. Mais recentemente, Boulos, de casa, participou de lives (como essa). Isso prova que ele não está internado no Albert Einstein.

Resumindo: a história que aponta que Guilherme Boulos está internado no Albert Einstein para se tratar da Covid-19 é falsa. Ele está se tratando em casa, mantendo isolamento e já gravou vídeos de sua residência.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK