Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há provas de que Bolsonaro vai ser preso entre 31/03 e 1º/04 de 2024

Não há provas de que Bolsonaro vai ser preso entre 31/03 e 1º/04 de 2024

Bolsonaro vai ser preso entre dia 3103 e 104 de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro vai ser preso entre os dias 31 de março e 1º de abril de 2024 e haverá revolta do povo em seguida.

Análise

Sem dúvidas, a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro perante à Justiça não é simples. Tanto que até aliados já falam em prisão dele por conta da tentativa de golpe que culminou no 8 de janeiro de 2023 e está sendo investigada pela Polícia Federal.

No meio disso, uma mensagem está sendo mais assertiva ainda.  De acordo com textos que estão circulando na internet, já tem até data para a prisão de Bolsonaro.

Um áudio de um homem “gravando do quintal de casa” aponta que Bolsonaro será preso entre os dias 31 de março e 1º de abril de 2024 e que, após isso, haveria uma movimentação de “patriotas” para pedir o mesmo que pediram em 8 de janeiro (golpe). Leia:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pessoal nesse exato momento nós estávamos participando de uma reunião no nosso grupo no sul do Brasil com alguns integrantes ah de centro e nordeste do Brasil e nós já estamos sabendo sim cem por cento garantido tá Hoje deveria ser feito a prisão do presidente Bolsonaro. O papel pedido, né? Da prisão feito pela Polícia Federal já está em mãos ah do Xandão com cabeça de ovo. Então ah nós estamos já movimentando ah comunica várias pessoas, todos os patriotas. Então esse é meu áudio mandando aqui no grupo e pedindo que todos vocês ajudem a compartilhar.

A qualquer momento, a qualquer momento, sim, a Polícia Federal estará fazendo a prisão do presidente Bolsonaro. E isso é inaceitável. Tudo que ele está fazendo estão planejando eh vieram planejando ao longo tempo está acontecendo. Tudo fora da constituição, fora das leis, todo mundo sabe da forma que estão agindo. Então a ditadura foi implantada no Brasil, o comunismo foi implantado. Então agora resta o povo se unir e não deixar com que o nosso Brasil venha ser tomado pela essa ditadura, esse comunismo e eles venham fazer com que eles tão fazendo.

É inaceitável. Então peço a todos vocês que fiquem atentos, observem o máximo e assim que isso for decretado nós vamos pra rua, nós vamos parar o Brasil, nós vamos parar tudo, as ruas serão lotadas. Compartilhe esse áudio com o máximo de pessoas, o máximo de grupos, caminhoneiros, agro e assim todas as pessoas. Há vários países que estão da mesma forma e eles e o povo do agro estão tomando as a as atitudes tomando as providências. Então a gente precisa fazer o mesmo. Compartilhe o máximo de pessoas. Obrigado. Que Deus abençoe a todos

Checagem

Em meio a isso, precisamos esclarecer alguns pontos. Vamos fazer isso respondendo às seguintes questões: 1) Bolsonaro será mesmo preso entre os dias 31 de março e 1º de abril de 2024? 2) É possível que Bolsonaro seja preso em breve? 3) Haverá alguma manifestação pedindo golpe após a prisão do ex-presidente?

Bolsonaro será mesmo preso entre os dias 31 de março e 1º de abril de 2024?

Não há qualquer prova disso. Na realidade, o que o cidadão fez no vídeo foi um “chute” que tem a mesma possiblidade de acerto de ganhar na loteria.

Não é possível dizer se Bolsonaro será preso entre 31 de março e 1º de abril de 2024. A tendência é que não seja. O primeiro motivo está no status das investigações da Polícia Federal sobre os atos golpistas e declarações sobre o ex-presidente.

Não foi dita uma ou duas vezes que Bolsonaro só seria preso após um processo transitado e julgado. É claro que um “fato novo” pode mudar isso, mas não é mais provável.

O segundo é que o chute tem dois elementos que diminuem as chances de acerto. Um deles é que a data é a mesma do golpe militar de 1964. Uma prisão nesta data poderia soar como provocação. Outro é o “entre os dias”.

O golpe de 1964 foi dado na calada da noite e atravessou os dias 31 de março e 1º de abril. Porém, operações da PF (como de prisões) ocorrem, normalmente, pela manhã.

É possível que Bolsonaro seja preso em breve?

É possível, mas a tendência é que não seja. Como falamos, há um certo cuidado com uma eventual prisão de Bolsonaro para que “não ocorra” o mesmo que ocorreu com Lula. Isso diminui as chances (a não ser que apareça, como falamos, algo excepcional).

Agora, é possível que Bolsonaro seja implicado em algum crime relacionado a 8 de janeiro e tentativas de golpe. Porém, isso só a Justiça irá dizer.

Haverá alguma manifestação pedindo golpe após a prisão do ex-presidente?

No caso de uma eventual prisão de Bolsonaro, é provável que grupos de simpatizantes ao ex-presidente (que não são pequenos) se mobilizem e realizem manifestações.

Também é possível que o “sucessor político” de Bolsonaro (que não sabemos quem será) ganhe força política. O que não é provável que a prisão irá “parar o Brasil” ou mesmo que haverá um golpe com isso.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer prova de que Bolsonaro será preso no dia 31 de março de 2024. O que o “homem do portão” fez foi um exercício de futurologia que, sinceramente, tem poucas chances de ocorrer. No final, um boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).