Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há qualquer prova ou evidência de que Bolsonaro vai ser preso no dia da posse de Dino no STF

Não há qualquer prova ou evidência de que Bolsonaro vai ser preso no dia da posse de Dino no STF

Bolsonaro vai ser preso no dia da posse de Flávio Dino no STF, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro vai ser preso no dia da posse de Flávio Dino no STF.

Análise

Tem circulado por meio de mensagens em redes sociais como o Twitter e TikTok, além de aplicativos de mensagem como o WhatsApp, de que o dia 10 de janeiro de 2024 vai ter algo além da posse de Flávio Dino no STF.

Mensagens apontam que seria neste dia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e que, a partir daí, iria se iniciar uma guerra civil no Brasil. Leia algumas das mensagens que estão viralizando na internet:

Versão 1: O pau vai cai a foia 2024. Informação: áudio viraliza, assim que Flavio Dino assumir em janeiro, vão prender o Bolsonaro.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 2: Áudio rolando assim que Flávio dino assumir em janeiro, já está tudo pronto para prenderem o Bolsonaro. #bolsonoro #esquerdabrasil #esquerda #lula #foralulaladrão #foralula

Versão 3: Está rolando na internet que a prisão de Bolsonaro se dará em janeiro de 2024 após a posse do Flávio Dino no STF. Vamos ter guerra civil se isso acontecer !

Checagem

Não demorou para o tal anúncio se espalhar entre grupos bolsonaristas em redes sociais. Por conta deste buzz, aqui estamos para responder às seguintes questões: 1) É verdade que Bolsonaro vai ser preso no dia da posse de Flávio Dino? 2) Há alguma chance se Bolsonaro ser preso por ordem do STF em 2024? 3) Se o ex-presidente fosse preso, ocorreria uma guerra civil no Brasil?

É verdade que Bolsonaro vai ser preso no dia da posse de Flávio Dino?

Não há nenhum elemento que aponte para isso. Primeiro, não encontramos o tal anúncio em nenhuma fonte confiável que aponte para isso. Segundo, não parece ter muita lógica o dia da posse de Flávio Dino ser escolhido para a prisão de Bolsonaro. Um evento, com certeza, acabaria ofuscando outros. Terceiro: é meio disso, salvo alguma descoberta, que Bolsonaro seja preso em breve.

Há alguma chance se Bolsonaro ser preso por ordem do STF em 2024?

Em tese, Bolsonaro tem alguns pré-requisitos para ser preso. O primeiro é ter sido denunciado em um processo. O segundo é ter virado réu. Apesar disso, o que há até o momento não apresenta elementos suficientes para que haja uma prisão imediata dele. Qualquer tipo de prisão envolveria apenas, em tese, um trânsito em julgado.

Se o ex-presidente fosse preso, ocorreria uma guerra civil no Brasil?

Não. Por mais que Bolsonaro tenha correligionários fiéis (e isso é inegável), o fato é que não há qualquer chance de que haja alguma revolta generalizada por conta de sua prisão. O máximo que pode haver é muito (mas muito) combustível politico a ser utilizado em prol dele.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer prova de que Bolsonaro vá ser preso no dia da posse de Flávio Dino (10 de janeiro). A mensagem que circula online não passa de um boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)