Pular para o conteúdo

É falso que Bolsonaro vá fugir do Brasil com ajuda dos EUA e avião da CIA

Bolsonaro vai fugir do Brasil com ajuda dos EUA e avião da CIA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após pouso de avião da CIA no Brasil, ex-presidente Jair Bolsonaro teria plano de fuga para os EUA com ajuda da agência norte-americana.

Análise

Nos últimos dias, um avião da Força Aérea dos Estados Unidos, usado pela CIA, esteve em solo brasileiro. A simples presença da aeronave foi suficiente para gerar diversas especulações em redes sociais.

Entre as versões, viralizou a de que a visita teria como objetivo “resgatar” Jair Bolsonaro do Brasil. Segundo as postagens, o ex-presidente iria se refugiar na embaixada dos EUA e, posteriormente, seria levado no avião da CIA em uma suposta operação secreta. Leia:

vai pessoal boa tarde para vocês aí deixa um comentário com vocês aqui é uma pergunta no ar é é a mídia não tá comentando nada mas eu tenho uma desconfiança que é a cia juntamente com o FBI com as tropas da elites especiais dos Estados Unidos veio buscar bolsonaro mas ninguém tá falando nada ele não posso afirmar aqui mas eu tenho quase certeza porque Deus falou através do apóstolo Reis Lá no link que ia retirar o presidente do bolsonaro aqui e o que aconteceu eu acho que foi isso tem quase certeza porque então já ele estaria o japa planejando a fazer o mal assim que foi revelado por Deus a fazer o mal ao presidente bolsonaro aquele procedimento foi feita em 2018 então em antes que ia acontecer isso aí porque eu sempre tá se fechando porque aquele cara que não deu por Vencido durou a porta Agora aguenta alguma coisa braba

Checagem

A narrativa foi reforçada por vídeos de apoiadores, que associaram o caso a uma revelação religiosa. O boato levantou três principais dúvidas: 1) Bolsonaro realmente vai fugir do Brasil com ajuda dos EUA e da CIA? 2) Existe alguma chance real de apoio norte-americano em uma eventual fuga do ex-presidente? 3) Já circularam fake news similares envolvendo Bolsonaro e supostos planos de fuga?

Bolsonaro vai fugir do Brasil com ajuda dos EUA e avião da CIA?

Não. A narrativa não tem qualquer base em fatos. O avião usado pela CIA de fato esteve no Brasil, mas não há nenhuma prova de que tenha relação com Bolsonaro. Inclusive, a aeronave já deixou o território brasileiro sem qualquer registro de operação envolvendo o ex-presidente. O boato se apoia apenas em suposições publicadas em redes sociais.

Há alguma chance de Bolsonaro fugir do Brasil com a “ajuda” dos EUA e CIA?

Também não. Bolsonaro responde a processos judiciais no Brasil e sua situação é acompanhada de perto pelas autoridades brasileiras. Os EUA, por sua vez, não manifestaram qualquer apoio a uma eventual fuga. A ideia de que a CIA organizaria uma operação secreta para retirar o ex-presidente do país não faz sentido nem tem respaldo em fontes oficiais ou jornalísticas.

Há fake news similares como esta sobre “fugas” do ex-presidente?

Sim. Esta não é a primeira vez que circulam histórias fantasiosas sobre supostas fugas de Bolsonaro. Em outras ocasiões, já foi dito que ele seria nomeado embaixador dos EUA por Donald Trump ou que seria retirado do Brasil pela diplomacia norte-americana. Todas essas narrativas se mostraram falsas.

Conclusão

O boato que aponta que Jair Bolsonaro fugiria do Brasil em um avião da CIA é falso. O avião esteve no país, mas deixou o Brasil sem qualquer ligação com o ex-presidente. Assim como outras teorias de “fuga”, trata-se de mais uma fake news criada para gerar especulação política.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)