Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem que aparece em vídeo usando farda da PMERJ e fazendo flexão com policiais sob gritos de “mito” não é Bolsonaro

Homem que aparece em vídeo usando farda da PMERJ e fazendo flexão com policiais sob gritos de “mito” não é Bolsonaro

Bolsonaro usou uniforme da PM do Rio de Janeiro e foi homenageado pela PMERJ, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra ex-presidente Bolsonaro usando farda da PMERJ, sob gritos de “mito”, e recebe homenagem da PM

  Análise

Durante sua passagem pela Presidência da República, o ex-presidente Jair Bolsonaro se aproximou bastante das instituições militares, recebendo homenagens e sendo bem recebido pelas corporações.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que Bolsonaro ainda é muito querido entre os militares. Segundo um vídeo que está circulando, Bolsonaro teria aparecido na PMERJ com a farda da corporação sob gritos de “mito”. Ainda segundo a história, Bolsonaro teria sido homenageado, com direito a fazer flexão, pela PM do Rio de Janeiro. Confira:

Vídeo: é falso que Alexandre de Moraes disse que quer corroer a democracia

Versão 1: “Mito com a farda da PMERJ. Mito com a fada da PM”. Versão 2: “Bolsonaro entrou fardado na PM. Bolsonaro entrou para Polícia militar, ganhou até farda já”. Versão 3: “Sensacional! Presidente Bolsonaro recebido com festa pela PMERJ!! Com direito a uniforme da Polícia e flexão com a tropa!”.

@motivacaoesuperacao2 Mito com a fada da PM. #bolsonaro #mito #governo #politica #direita ♬ Novinha Han Han Han – Ao Vivo – Pedro Henrique o Imperador

A história não demorou muito para se espalhar pelas redes sociais, especialmente, no Tik Tok e no Twitter. Apesar disso, a história de hoje possui alguns detalhes que nos deixam com um pé atrás. O texto possui caráter vago (não dá muitas informaçõe sobre onde e quando o vídeo teria sido gravado), alarmista e não existem notícias sobre o assunto.

Por conta disso, resolvemos investigar um pouco mais e descobrimos que a história é falsa. E vamos te explicar tudo em três perguntas: 1) É verdade que é Bolsonaro no vídeo sendo homenageado pela PMERJ? 2) De onde é o vídeo da homenagem por parte da Polícia Militar do Rio de Janeiro? 3) Bolsonaro poderia utilizar a farda da PMERJ?

Checagem

É verdade que é Bolsonaro no vídeo sendo homenageado pela PMERJ?

Não é. Para começo de história, não existe nenhuma notícia ou indício de homenagem recente ao ex-presidente Jair Bolsonaro por parte da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Se isso não bastasse, descobrimos que o vídeo não é novo e nem mostra Bolsonaro.

De onde é o vídeo da homenagem por parte da Polícia Militar do Rio de Janeiro?

As imagens mostram uma homenagem por parte do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) do Rio de Janeiro. Na oportunidade, o comandante Rubens Castro Peixoto anunciou que estava deixando o comando da instituição. Peixoto assumiu o comando da CFAP em janeiro de 2021 e se despediu da instituição em 30 de agosto de 2021. Após o anúncio, os alunos começaram a gritar “mito” em homenagem ao comandante Peixoto e fizeram flexões.

Bolsonaro poderia utilizar a farda da PMERJ?

Não. Existem regras para a utilização dos uniformes das Forças Militares. O uniforme da instituição só deve ser usado por quem é formado para aquela função. Um civil não pode usar uniformes militares (e nem militares de uma instituição X podem usar uniformes de uma instituição Y). A prática é considerada crime.

Conclusão

Fake news ❌

Bolsonaro não foi homenageado pela PMERJ e nem apareceu fardado na corporação e fez flexões com os soldados. O vídeo foi gravado em 2021 e mostra a saída do comandante Peixoto a frente do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) do Rio de Janeiro. Após a despedida, os alunos gritaram “mito” para homenagear Peixoto e fizeram flexões. Não existe nenhuma homenagem recente a Bolsonaro por parte da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)