Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro só anda com a faixa presidencial depois que virou presidente #boato

Bolsonaro só anda com a faixa presidencial depois que virou presidente #boato

Bolsonaro só anda com a faixa presidencial depois que virou presidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto que mostra Jair Bolsonaro usando faixa presidencial enquanto come prova que presidente só anda com ela por todo canto.

O governo de Jair Bolsonaro está no oitavo mês. Neste período, o que não tem faltado são polêmicas permeando a sua administração e, principalmente, suas declarações. E, de acordo com um texto que viralizou no Facebook, uma atitude em especial do presidente tem gerado polêmica.

Junto a uma foto que mostra Bolsonaro com um prato de comida na mão e usando a faixa presidencial, uma mensagem aponta que o presidente só “anda com ela”. “BOLSONARO AGORA SÓ ANDA COM A FAIXA PRESIDENCIAL. SERÁ QUE ELE ACHA QUE É MISS?”, diz a mensagem, que tem quase 10 mil compartilhamentos (e contando).

A postagem gerou inúmeros comentários, que vão desde pessoas duvidando da sanidade mental do presidente até admiradores de Bolsonaro mandando um “beijinho no ombro” da oposição. “dá para perceber que era um sonho e agora vislumbrado, quer ser reconhecido como tal…”, diz uma mensagem. “Como vcs são apaixonados por ele, gostam de HOMEM ELEGANTE, pois vcs aí se vestem muito mal…..”, diz outra.

Bolsonaro só anda com a faixa presidencial depois que virou presidente?

O número de compartilhamentos fez com que a dúvida se espalhasse. Será mesmo que Bolsonaro resolveu andar para cima e para baixo com a faixa presidencial? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O primeiro ponto que nos deixa desconfiados da veracidade da informação está no próprio conteúdo. Ele tem algumas das características de boatos online: é vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Além disso, não há qualquer fonte confiável que endosse essa informação.

Aliás, uma rápida busca sobre imagens de Bolsonaro nos mostra que informação não se sustenta. Como presidente da República, ele é quase que diariamente fotografado e filmado. Como é possível ver em fotos recentes, ele não “anda só com a faixa”. Nem poderia. A faixa presidencial só deve ser usada em ocasiões cívicas e eventos como a cerimônia de posse.

E a imagem que viralizou como de “uma rotina” é, exatamente do dia da cerimônia de posse do presidente. Esta matéria do Extra tem a foto e esse vídeo dos “bastidores da posse” também mostra o presidente comendo macarrão em pé.

Vale dizer que a mesma imagem foi utilizada em outro boato: o que aponta que Bolsonaro foi a um batizado com a faixa presidencial. Informação que foi desmentida pelo site Aos Fatos.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro anda só com a faixa presidencial é falsa. A imagem que justificaria a tese é, na realidade, do dia da cerimônia de posse do presidente da República.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.