Bolsonaro filma saidão de Carnaval na Papuda em 2019 #boato

Boato – Bolsonaro tirou folgas de seus compromissos como presidente e filmou detentos da Papuda em saidão de Carnaval.

A poucos dias do feriado de Carnaval, muitos brasileiros já estão animados com as festividades. Muita gente já programou até viagem para participar dos famosos bloquinhos de Carnaval e curtir toda a festa. E, de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, nesse feriado, diversos presos da Papuda, no Distrito Federal, tiveram a saída temporária monitorada por uma figura ilustre.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org Siga o Boatos.org no Twitter: Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/36nlVru

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Segundo um vídeo que acompanha as publicações, parece que até o presidente Jair Bolsonaro quis registrar o evento. As postagens afirmam que Bolsonaro tirou folga de seus compromissos para poder filmar os detentos deixando a penitenciária da Papuda no chamado “Saidão de Carnaval”. Confira:

Versão 1: “Mas esse nosso Presidente ! Que felicidade! Quem já viu isso no Brasil? O número 01 do país, viajando no banco do carona e filmando os criminosos que saíram da Papuda no “ SAIDÃO DE CARNAVAL”! Só Bolsonaro mesmo!”. Versão 2: “#BOLSONARO EM DIA DE FOLGA FILMANDO BANDIDO.!* Esse Presidente é louco! *Viajando no banco do carona, e filmando os criminosos que saíram da Papuda! Só ele faria isso!”.

Bolsonaro filmou Saidão de Carnaval na Papuda em 2019?

As imagens repercutiram nas redes sociais. Mas será mesmo que Bolsonaro gravou os detentos da Papuda no saidão de Carnaval? O vídeo é real, mas não tem nada a ver com o Carnaval de 2019.

Vamos aos fatos! Para começo de história, as postagens seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Isso, por si só, já nos deixa com um pé atrás.

As nossas desconfianças se confirmam quando procuramos pela origem do vídeo. Descobrimos que as imagens, na realidade, são antigas. O vídeo foi gravado em 2017. Ou seja, essa história de que Bolsonaro teria tirado folga como presidente para gravar os detentos é pura balela.

Mas a coisa não para por aí. De acordo com a página que postou o vídeo, o evento seria um “saidão” de Carnaval. Entretanto, a história não é bem assim. Não tecnicamente.

Ao contrário do que aponta o vídeo, o evento não se tratava de um “saidão” de Carnaval, mas sim de uma saída temporária prevista em lei que não teve relação com o feriado. Os detentos do Distrito Federal, onde fica localizada a penitenciária da Papuda, possuem o benefício da saída temporária algumas vezes durante o ano. Para isso, precisam cumprir alguns requisitos, como cumprimento mínimo da pena e bom comportamento.

Em 2019, serão 11 saídas. Em 2018, foram 9. Já em 2017, ano em que o vídeo foi gravado, foram 10 saídas. As postagens do vídeo começaram a circular no dia 21 de fevereiro de 2017. Naquele ano, o Carnaval ocorreu no dia 28 de fevereiro. Como as saídas costumam durar cerca de três dias, seria impossível a saída durar “até o Carnaval”.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro tirou folga para gravar o saidão de Carnaval de 2019 da Papuda é falsa! O vídeo é antigo (foi feito em 2017) e não mostra uma saída de Carnaval e sim uma saída temporária de fevereiro.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)