Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro será entrevistado na Record e Haddad será entrevistado na Globo hoje #boato

Bolsonaro será entrevistado na Record e Haddad será entrevistado na Globo hoje #boato

Boato – Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) concedem entrevistas exclusivas para Record e Globo hoje.

O grande dia é amanhã! No dia 28 de outubro de 2018, o Brasil vai conhecer seu novo Presidente da República. E quem será ele é a pergunta que (como diria Silvio) “está valendo R$1 milhão”.

Perto do fim, muito se tem falado sobre os debates do segundo turno, que nesta edição não aconteceram por causa da recusa do candidato Jair Bolsonaro (PSL) em participar. Sem debates, os candidatos estão recorrendo a entrevistas solo para emissoras de TV e rádio.

E, segundo uma história que anda circulando nas redes sociais, Bolsonaro e Haddad concederão uma última entrevista hoje. De acordo com as publicações, Bolsonaro será entrevistado pela Record e Haddad pela Globo. Confira:

Versão 1: “Hoje, às 22h (horário de Brasília), a TV Record entrevistará Bolsonaro durante 25 minutos. Todos ligados na Record! A TV Record baterá a Globo em audiência! Por gentileza, passe adiante”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “NÃO LIGAR A GLOBO HOJE 22:00… FAZER O IBOPE CAIR NO CHÃO. A Globo vai dar espaço de uma hora e quarenta minutos hoje sexta-feira, a partir das 22:00, para o bandido do Haddad. A desculpa é que o Bolsonaro não quis participar do debate, e aí o outro vai fazer a festa. Vamos mudar de canal, fazer o Ibope cair como nunca!!! Compartilhe com todos. “Juntos somos mais fortes”!!!”.

Bolsonaro será entrevistado na Record e Haddad na Globo hoje?

A informação deixou muitos eleitores animados com a possibilidade de ouvir, por uma última vez, as propostas de ambos candidatos (e, para muitos, definir seu voto). Já para outros, a notícia trouxe apenas um sentimento: boicote. Mas será que Record e Globo vão mesmo entrevistar Bolsonaro e Haddad hoje? A resposta é não.

Vamos aos fatos! Para começo de história, a mensagem apresenta as principais características de boatos online: é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. E no quesito “vaga”, há um ponto muito importante: a palavra “hoje”.

Mensagens com a palavra “hoje” costumam, via de regra, terem sido reais algum dia. Porém, como não existe referência temporal para além do “hoje”, muitas pessoas continuam compartilhando a informação, mesmo depois da data do ocorrido. E aí “vira boato”.

Nesse ano, tivemos bons exemplos de mensagens que usaram o “hoje”, mas que na realidade eram direcionadas a dias específicos, e causaram a maior confusão, como Bolsonaro sendo entrevistado pela Globo News, o governo federal determinando paralisação do WhatsApp e também a tentativa de assassinato de Eduardo Bolsonaro.

No caso da entrevista de Bolsonaro na Record, o anúncio da reportagem de 25 minutos começou a circular na internet no dia 04/10, dia do último debate do primeiro turno das eleições, ao qual Bolsonaro também não compareceu. Ou seja, no dia 04/10, a informação era real (de fato, ele concedeu uma entrevista à TV Record), mas em 27/10 é falsa.

No caso da entrevista de Haddad, a história começou a circular por conta da possibilidade de o candidato ser entrevistado pela Globo no dia em que estava marcado o debate para o segundo turno (que foi cancelado pela emissora porque Bolsonaro não iria comparecer). Porém, essa possibilidade sequer foi real, uma vez que a Globo não realizou a entrevista, justamente porque não estava previsto que entrevistas substituíssem debates presidenciais no segundo turno.

Vale ressaltar que demos uma olhada na programação das duas emissoras (Globo e Record) e, em nenhuma delas, está prevista uma entrevista para o horário mencionado. No horário das 22h, a Globo estará exibindo sua novela diária. Já na Record, a atração será a exibição dos melhores momentos da novela Jesus e o reality show A Fazenda.

Vale dizer que, de acordo com o TSE, não existe nenhuma legislação que impeça a realização de entrevistas no dia anterior à eleição (no caso de debates, estes devem ser realizados até a meia-noite de sexta-feira). Entretanto, não dá nada que indique que essas entrevistas irão ocorrer.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro será entrevistado pela Record e Haddad pela Globo no dia de hoje é falsa. No caso de Bolsonaro, a história foi real um dia, mas não é mais. No caso de Haddad, era apenas uma especulação que nunca se concretizou. Sendo assim, #boato. Então, não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Neste sábado (27) e domingo (28), o Boatos.org se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o E-farsas, Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Fato ou Fake.