Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não é possível afirmar que Bolsonaro recebeu barra de ouro ou joia valiosa em aperto de mão de militar

Não é possível afirmar que Bolsonaro recebeu barra de ouro ou joia valiosa em aperto de mão de militar

Bolsonaro recebeu barra de ouro ou joia durante aperto de mão de militar, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro recebendo uma barra de ouro ou uma joia valiosa da mão de uma militar durante um evento.

  Introdução

Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro e assessores têm sido alvo de investigações da Polícia Federal em relação a supostas tentativas de venda de presentes recebidos por Bolsonaro como chefe de estado. Em meio a isso, um vídeo sobre o que seria outro escândalo começou a circular em redes sociais.

Nas imagens, Bolsonaro participa de uma cerimônia com militares. Em um certo momento, uma mulher aperta a mão dele e lhe passa um item. Após isso, o presidente embolsa o objeto.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O vídeo é antigo, mas agora há publicações que insinuam que Bolsonaro recebeu, na realidade, joias preciosas ou uma barra de ouro. Em uma publicação, há, inclusive, o que seria a foto da barra de ouro. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Veja no vídeo o Jair Bolsonaro ladrão recebendo discretamente uma barra de ouro ao cumprimentar um militar! Impressionante, o cara recebia propinas em Jóias e Ouro !  Versão 2: Em um evento militar, Dezembro/22,  Jair Bolsonaro  recebeu um algo de um General.,um objeto brilhante,lembrando barra de ouro Versão 3: Tô chocada… ele recebeu uma barra de ouro e escondeu no bolso. JAIR BOLSONARO LADRÃO

  Análise

Vimos o conteúdo se espalhando por todas as principais redes sociais, sempre com insinuações contra o ex-presidente. Com postagens, inclusive, de pessoas influentes, o conteúdo viralizou no Twitter, TikTok, Instagram e outros locais.

A mensagem que circula online tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis de que o item seria valioso.

Na arte da checagem do nosso conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) De onde é o vídeo em que Bolsonaro recebe um item de uma militar? 2) Bolsonaro recebeu uma barra de ouro ou uma joia valiosa da militar? 3) Há algo de ilegal no recebimento do item por parte do ex-presidente?

Checagem

De onde é o vídeo em que Bolsonaro recebe um item de uma militar?

Procuramos pelo vídeo e chegamos a uma cerimônia que ocorreu em 5 de dezembro de 2022. Na ocasião, Bolsonaro estava em uma solenidade para oficiais promovidos nas Forças Armadas. Já no final do evento, uma mulher, oficial da aeronáutica entrega, de fato, algo ao presidente. Veja o vídeo da cerimônia oficial:

Bolsonaro recebeu uma barra de ouro ou uma joia valiosa da militar?

É leviano afirmar isso. Mesmo a imagem em grande resolução aponta que não é fácil identificar o item recebido. Na época, sites e perfis bolsonaristas chegaram a levantar que se trataria de um “bilhete misterioso”. Até esta hipótese, que é uma conjectura também, é mais plausível do que a que aponta para itens valiosos.

Há algo de ilegal no recebimento do item por parte do ex-presidente?

A priori, não. Primeiro porque não se trata, ao contrário do que ocorreu, por exemplo, no caso das joias da Arábia Saudita, de um item dado “para o estado”. Segundo, porque não há provas de que o produto seja fruto de um ilícito. Terceiro, porque se fosse algo “secreto” haveria muitas outras formas de se entregar o item que não fosse uma transmissão em rede nacional.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Assim como quando se falou que poderia ser um “bilhete misterioso que poderia significar a intervenção militar”, não há comprovação de que Bolsonaro tenha recebido joias ou uma barra de ouro de R$ 20 mil da oficial em questão. Vamos jogar a história na seara do “boato sem comprovação”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm