Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Bolsonaro tenha posado para foto junto com André do Rap

É falso que Bolsonaro tenha posado para foto junto com André do Rap

Bolsonaro posou para foto junto com André do Rap, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro posou para uma foto junto com o traficante André do Rap.

Análise

Uma das formas de ataque mais utilizadas recentemente é a da tentativa de ligações entre políticos e grupos criminosos. Neste sentido, está viralizando na internet uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na imagem, ele tira uma foto com outro homem em uma partida de futebol. Junto a imagem, é dito que a pessoa seria o traficante foragido da justiça André do Rap, líder do PCC. Leia uma das mensagens que circulam online e veja a imagem:

Nunca falha! O Bolsonarismo começa acusar a esquerda de algum crime, pode ir atrás que são eles os criminosos. Bolsonaristas com o PCC : André do Rap, líder do PCC e foragido, com Bolsonaro jogando juntos num jogo beneficente.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

A imagem gerou muita repercussão. Porém, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que Bolsonaro tirou uma foto com André do Rap? 2) Qual é o contexto da imagem atribuída a Bolsonaro e André do Rap? 3) A foto, de alguma forma, incrimina o ex-presidente?

É verdade que Bolsonaro tirou uma foto com André do Rap?

Não é verdade. A legenda que está circulando falseia a informação. Não é André do Rap quem está na imagem com Bolsonaro. É outra pessoa com acusações recaídas sobre ela.

Qual é o contexto da imagem atribuída a Bolsonaro e André do Rap?

A imagem foi tirada durante a participação de Bolsonaro em um jogo beneficente na Vila Belmiro, em 2020. A pessoa que está na imagem com Bolsonaro é Fredy da Silva Gonçalves Bento. 

Ele, de fato é acusado pela Justiça de lavar dinheiro para André do Rap. Na época, o próprio Fredy havia postado a foto em seu Instagram. Posteriormente, ele a apagou.

A foto, de alguma forma, incrimina o ex-presidente?

Não. O que há na história é uma ilação contra Bolsonaro. Primeiro, porque o presidente não controlava quem eram os convidados/jogadores da partida em questão. Segundo, porque Fredy, na época da foto, não estava de forma ilegal no jogo. Terceiro, porque não é possível que o presidente saiba todas as pessoas que tiram fotos com ele.

Recentemente, o contrário ocorreu: uma mulher conhecida como “dama do tráfico” tirou fotos com políticos de esquerda. Isso não significaria que ela era “aliada” deles.

Conclusão

Fake news ❌

A pessoa que está na imagem com o ex-presidente Jair Bolsonaro não é André do Rap. Além de o crédito na imagem estar errado. A história que está viralizando sobre ligação do ex-presidente com o PCC não se sustenta apenas com uma foto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).