Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jair Bolsonaro usou ponto eletrônico durante debate na Rede TV #boato

Jair Bolsonaro usou ponto eletrônico durante debate na Rede TV #boato

Boato – Durante debate entre os presidenciáveis na RedeTV, Jair Bolsonaro (PSL) usa ponto eletrônico para falar sobre economia. Vídeo mostra tudo.

As eleições presidenciais no Brasil estão se aproximando! Nesse ano, o pleito ocorre no dia 7 de outubro e já está deixando muita gente de cabelo em pé. E os debates entre os presidenciáveis está só começando. Na última sexta-feira (17 de agosto de 2018), os candidatos à presidência se encontraram no debate promovido pela RedeTV. E, mais uma vez, algumas das declarações dos presidenciáveis causaram rebuliço nas redes sociais.

Mas parece que (de acordo com um vídeo que circula online), dessa vez, quem “roubou a cena” foi o candidato Jair Bolsonaro (PSL). Após o evento, diversas publicações nas redes sociais começaram a acusar Bolsonaro de usar um ponto eletrônico durante o debate para responder questões relacionadas à economia. Confira alguns dos textos que circulam online:

Versão 1: #BOMBA: Vaza áudio de Bolsonaro usando ponto eletrônico para falar sobre Economia (que ele não manja nada) gente, por isso q ele falava pausadamente. Versão 2:Gente, o idiota está usando um ponto eletrônico no ouvido e repetindo como um papagaio. prestem bem atenção. Ele não sabe nada de nada, a não ser de truculência homofobia e preconceito. Deus nos livre desse energúmeno! Versão 3:É um vagabundo, um marginal enganador mesmo.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Jair Bolsonaro usou ponto eletrônico durante debate na Rede TV?

Bem, sabemos que os debates entre os presidenciáveis estão a todo vapor e os eleitores estão atentos. Além disso, também sabemos que as redes sociais não estão perdoando os erros e gafes cometidos pelos candidatos. Mas será mesmo que o candidato Jair Bolsonaro usou um ponto eletrônico durante o debate da RedeTV? A resposta é não. E se você quiser mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! Quando você assiste ao vídeo, é possível ver que o candidato Bolsonaro, de fato, gaguejou para responder a pergunta. Mas essa história de voz do além ditando coisas é pura balela (e não passou de uma zoeira). Detalhe: enquanto estava só “na zoeira”, tudo bem. O grande problema foi quando algumas pessoas começaram a acreditar, de fato, que tinha alguém “soprando” para o candidato.

O primeiro ponto que denuncia essa teoria é o fato de que não é possível ficar com um ponto eletrônico durante um debate presidencial. Uma vez que, pelo posicionamento dos candidatos nas bancadas, o ponto ficaria bem visível a qualquer pessoa que estivesse no estúdio ou em casa.

E, com certeza, alguém faria questão de avisar que o candidato estaria usando a ferramenta (já pensou o Ciro Gomes gritando “olha o Bolsonaro com um ponto, rapá”), o que provavelmente levaria a candidatura da pessoa água abaixo. E quem iria arriscar que isso acontecesse? É melhor estar preparado com uma colinha (pode ser até na mão), não?

O segundo ponto que nos faz crer que a história é falsa é que o enredo desse tipo de fake news, na verdade, é bastante recorrente no período de eleições. Em 2014, por exemplo, desmentimos que a ex-presidente Dilma Rousseff estaria usando um ponto eletrônico durante um debate na televisão.

O terceiro (e definitivo) detalhe que mostra que essa história de ponto eletrônico e Bolsonaro não passa de uma farsa é a própria origem do vídeo. O canal que criou (e também publicou) o vídeo é bem enfático: as imagens são uma brincadeira e nada tem a ver com a realidade. “Atenção!!!! Esse video é um BRINCADEIRA, UM MEME!”, diz a descrição. É uma pena que nem todo mundo leu (ou quis ler isso).

Em resumo: a história que diz que o candidato Jair Bolsonaro usou um ponto eletrônico durante o debate da RedeTV é falsa! A edição do vídeo não passou de uma brincadeira, usando o fato de Bolsonaro ter demorado para responder as perguntas e também ter gaguejado durante a resposta. Trata-se apenas de um meme que estava começando a ser levado muito a sério. Boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html