Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro ter falado “pintou um clima” prova que ele é pedófilo #boato

Bolsonaro ter falado “pintou um clima” prova que ele é pedófilo #boato

Bolsonaro ter falado “pintou um clima” prova que ele é pedófilo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois que o presidente Jair Bolsonaro fez uma fala com a frase “pintou um clima”, está comprovado que ele é um pedófilo.

Quem acompanha o fluxo de fake news sabe que, quantitativamente, o número de acusações absurdas vindas de pessoas simpáticas a Bolsonaro é muito maior do que de qualquer outro militante político. Porém, os últimos dias têm nos mostrado que essa balança tem se equilibrado graças a “campanhas de ódio” (é assim que fala, né?) promovidas contra o presidente.

A última das histórias que circula online aponta para uma acusação após uma fala (no mínimo) infeliz de Bolsonaro. Durante uma entrevista para um podcast, o presidente relatou uma situação meio sem pé nem cabeça que envolveria uma “denúncia de prostituição de meninas venezuelanas”. Aqui cabe um parêntese.

Na fala de Bolsonaro, o circo estava todo armado para o discurso político. Ele iria apontar que a Venezuela vive numa miséria extrema por causa da pobreza e que só caberia a meninas se prostituírem no Brasil. Ou seja: seria uma narrativa eleitoreira não muito diferente do que já foi colocada outras vezes.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

No meio do relato, ele fez uma declaração (no mínimo) infeliz. Em dado momento, ele fala que “pintou um clima” com as meninas de 14 e 15 anos arrumadinhas. A partir daí, uma série de acusações sobre o presidente começou a se espalhar na internet.

Entre críticas (justas) à fala, surgiu uma acusação direta: estava comprovado que Bolsonaro é um pedófilo. Uma imagem com a mensagem “BOLSONARO PEDÓFILO BOLSONARO DIZ QUE VIU UMA MENINA DE 14 ANOS SOZINHA NA ESTRADA E “PINTOU UM CLIMA” JÁ PENSOU SE FOSSE SUA FILHA???” foi um dos maiores exemplos.

Bolsonaro ter falado “pintou um clima” prova que ele é pedófilo?

Por mais um dia, o debate político na internet ficou resumido em questões que não são programáticas. E, no meio deste quadro, temos que apontar para o que parece óbvio (mas nem todos enxergam): a fala de Bolsonaro não prova que ele é pedófilo.

Como apontamos no desmentido que fizemos de declarações da senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves sobre “crianças com dentes arrancados” (que, por sinal, vendia Bolsonaro como o “defensor das crianças”), o assunto violência sexual contra menores é muito sério para que sejam utilizadas cortinas de fumaça. E é o que está ocorrendo.

A documentação do que ocorreu na região administrativa de São Sebastião (no Distrito Federal) e a própria resposta dos envolvidos mostram que Bolsonaro não cometeu pedofilia ou mesmo que a fala errada prova que ele é um pedófilo.

Todo o cenário descrito na história foi parte de uma live que o próprio presidente fez em abril do ano passado. O vídeo mostra que não houve nada de mais na situação. Algo que foi reforçado por uma fala da própria venezuelana que é dona da casa visitada pelo presidente. Ela apontou que se tratava de uma ação social para refugiados no local.

É importante citar que, depois da declaração, o próprio presidente veio a público para negar a acusação de que tenha tido algum envolvimento com as meninas. O filho Flávio apontou que pegaram uma fala “mal colocada” para imputar uma fake news. “É completamente abominável a mais nova mentira da esquerda! Pegou uma fala mal colocada do presidente para lhe imputar uma fake news nojenta! Um pai com uma filha e duas netas! Bolsonaro sempre foi um ferrenho combatente da pedofilia”, disse.

De tudo isso, podemos ter três conclusões: a primeira é que a declaração “original” de Bolsonaro soa (para além do “pintar um clima”) estranha. Ele descreve uma situação desmentida pelo vídeo do dia da gravação e pela própria pessoa que era dona da casa em questão. Seria (mais) uma bravata dele?

Independentemente se foi bravata ou não (o que é péssimo), a frase infeliz (e deslocada, aliás) não prova que Bolsonaro se tornou um “pedófilo”. Para que uma acusação como essa seja feita, é preciso muito mais provas e casos mais concretos. E não temos nada disso por enquanto.

Por fim, é importante citar muita da culpa do que está ocorrendo é culpa da própria estratégia de bolsonaristas. Lulaminions, com medo da derrota por causa de fake news, também resolveram apelar a espalhar desinformação por aí. Ou seja: quem não reclamou ontem, não pode reclamar hoje. E quem não reclamar hoje, não poderá reclamar amanhã.

Só para passar a régua: 1) A fala de Bolsonaro foi boa? Não, foi péssima e fez uma estratégia política sair pela culatra. Críticas sobre o que ele disse são completamente compreensíveis. 2) A fala prova que ele é pedófilo? Não, não prova. Acusações diretas como essa fazem parte de uma retórica que se utiliza de fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso