Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Golpistas usam vídeo de Bolsonaro dublado com IA pedir doações em Pix para ato de 25 de fevereiro

Golpistas usam vídeo de Bolsonaro dublado com IA pedir doações em Pix para ato de 25 de fevereiro

Bolsonaro pediu doações em Pix para manifestação de 25 de fevereiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira pediram doações em Pix para financiar os atos de 25 de fevereiro de 2024 em São Paulo.

Análise

Desde quando o ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, para o dia 25 de fevereiro de 2024, estão circulando na internet vídeos que apontariam para pedidos de ajuda.

Um dos vídeos que tivemos acesso é do próprio Bolsonaro no qual ele teria pedido doações em Pix para financiar os atos. O outro vídeo é do deputado federal Nikolas Fereira, que é um apoiadores de Bolsonaro e também estaria pedindo as doações.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Os conteúdos estão se espalhando por meio de anúncios pagos em redes sociais como o Facebook e Instagram e apontam para o suposto site onde deveria ser feita a doação. Leia a transcrição dos conteúdos que viralizaram na web:

Bolsonaro: Olá, amigos de todo o Brasil. Em especial de São Paulo. No último domingo de fevereiro, dia vinte e cinco, às três da tarde, estarei na Paulista, realizando um ato pacífico em defesa do nosso estado democrático de direito. E eu venho pedir também contribuição de cada um financeiramente pra que seja pago toda da estrutura do evento e que tudo seja feito com segurança. Deixarei o link da vaquinha abaixo para que todos possam ajudar. Conto com a presença e ajuda de todos. Deus, paz e a família e liberdade. Até lá. Se Deus quiser Clique aqui embaixo pra fazer sua contribuição. Muito obrigado.

Nikolas: Pessoal, todos vocês estão sabendo aí, né? Que o Bolsonaro sofreu uma busca e apreensão. É por conta de processos jurídicos e estão tentando pressioná-lo eh financeiramente pra poder obviamente inibi-lo de continuar como oposição. Está aí o site oficial do ato que vai acontecer dia vinte e cinco, pois todo evento grande tem um custo, né? Precisamos pagar toda a infraestrutura e segurança pra garantir que ele não sofra nenhuma retaliação por parte do poder judiciário, beleza? Eu também tô sofrendo diversas eh eh pressões aí, a gente sabe o quanto isso é ruim, mas graças a Deus tem pessoas aí com o coração verde e amarelo que estão dispostos a ajudar o homem realmente que mudou o Brasil aí. Tamo junto. Conto com a sua presença e ajuda. Clique no botão saiba mais que já direcionará para o site oficial do ato

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Os vídeos de Bolsonaro e Nikolas Ferreira pedindo doações em Pix para manifestação de 25 de fevereiro são reais? 2) Bolsonaro está pedindo algum tipo de doação para as manifestações de 25 de fevereiro de 2024? 3) Como o ato em favor do ex-presidente está sendo financiado?

Os vídeos de Bolsonaro e Nikolas Ferreira pedindo doações em Pix para manifestação de 25 de fevereiro são reais?

Não. O advento de ferramentas de inteligência artificial que simulam vozes de pessoas em vídeo têm dado abertura para um novo tipo de golpe. Quando analisamos os vídeos atribuídos a Bolsonaro e Nikolas Ferreira, podemos perceber que o áudio acaba se modificando no meio da reprodução.

Percebe-se que o começo do vídeo é original, mas em algum momento, a ferramenta começa a dublar a voz de ambos. Fica convincente, mas um ouvido mais apurado percebe que não é real.

O vídeo original de Bolsonaro (que não tem pedido de Pix) é de 12 de fevereiro, quando ele convocou as manifestações. Já o de Nikolas Ferreira (em que ele pede Pix, mas é para Bolsonaro pagar multas) é ano passado. Como falamos, ambos foram alterados.

Bolsonaro está pedindo algum tipo de doação para as manifestações de 25 de fevereiro de 2024?

Não. O próprio Bolsonaro salientou que todo o ato ocorrido em São Paulo não será financiado por doações em Pix. Em vídeo difundido em redes sociais após o golpe se espalhar, ele alerta que não está pedindo doações e não é para ninguém doar nada. Assista:

Como o ato em favor do ex-presidente está sendo financiado?

Na realidade, o ato será financiado com recursos próprios. Uma das pessoas que vai financiar o evento é o pastor Silas Malafaia. Ele, inclusive, ressaltou que o ato será financiado com dinheiro próprio e não de doações (como de dízimos).

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que Bolsonaro e Nikolas Ferreira tenham pedido dinheiro em Pix ou outras formas de doação para as manifestações de 25 de fevereiro. O que está circulando não passa de um golpe.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).