Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz que paciente com câncer custa caro em entrevista à Folha #boato

Bolsonaro diz que paciente com câncer custa caro em entrevista à Folha #boato

Bolsonaro diz que paciente com câncer custa caro em entrevista à Folha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em entrevista à Folha, presidente Jair Bolsonaro afirma que paciente com câncer custa caro ao Estado e que vai “acabar com a farra”.

Na última semana, a notícia de que um homem com câncer terminal apresentou regressão dos sintomas e do tumor deu esperanças aos médicos e pacientes. Vamberto Castro sofre de linfoma e foi tratado com uma terapia conhecida como Car T-Cell, que usa células geneticamente modificadas.

De acordo com os médicos, até o momento, o paciente não apresenta nenhum sintoma de tumor, mas ainda é necessário um acompanhamento por alguns meses para atestar que Vamberto está curado. A informação do sucesso com o tratamento, entretanto, animou a comunidade científica.

Após a notícia ganhar o mundo, uma outra história também voltou a circular nas redes sociais. Segundo as publicações, que começaram a circular durante o período eleitoral, em 2018, o presidente Jair Bolsonaro teria afirmado em uma entrevista à Folha de S.Paulo que pacientes com câncer custam caro para o SUS e ele estaria disposto à “cortar essa farra”. Confira;

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

t=Texto na Imagem: “Um paciente com câncer custa muito caro para o Estado, vamos cortar essa farra. Entrevista para Folha de São Paulo”. Publicação: “#BOLSONARO##VAI##CHEGAR##SUA##VEZ!!”.

Bolsonaro disse que paciente com câncer custa caro em entrevista à Folha?

A notícia deixou bastante gente horrorizada com a falta de empatia do presidente. Mas a dúvida que permanece é se Jair Bolsonaro realmente teria dito isso sobre pacientes com câncer? Não. Vamos aos fatos!

É importante ressaltar que, se tratando de Bolsonaro, existe um histórico de declarações falsas atribuídas a ele na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu várias delas, como a história que apontava que Bolsonaro teria se vestido de médico e dito que meteria o dedo em esquerdista. Também o caso onde o presidente teria dito que iria a Portugal para depois ir à Europa. Por fim, a história que apontava que Bolsonaro teria oferecido capim a nordestinos em vídeo.

Apesar de o texto apresentar características de boatos online, como o caráter vago e alarmista, ele possui uma característica que facilita a checagem: a citação de fontes. Sabendo que a história afirma que a suposta entrevista foi concedida à Folha de S.Paulo, resolvemos fazer uma busca no site do veículo de imprensa. Entretanto, após as pesquisas, não encontramos nenhum resultado.

Ao buscar mais um pouquinho, descobrimos que a história viralizou, inicialmente, durante as eleições presidenciais de 2018. Naquela oportunidade, diversos serviços de fact-checking desmentiram a informação. O e-farsas apontou que a própria Folha de S.Paulo chegou a publicar uma reportagem com as frases mais polêmicas de Bolsonaro e não citou essa. Já o Aos Fatos lembrou que o paciente com câncer está amparado pela lei e tem o atendimento garantido. No dia 9 de outubro de 2018, a Agência Lupa apontou que a última entrevista exclusiva de Bolsonaro para a Folha tinha ocorrido em janeiro de 2018.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro disse que paciente com câncer custa caro em entrevista à Folha é falsa! Uma busca no site da Folha já é suficiente pra cravar que essa entrevista nunca existiu. Além disso, a história é antiga e já foi desmentida por outros serviços de fact-checking. Ou seja, o caso é puro #boato! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3