Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro nomeou 100 marechais durante o seu governo #boato

Bolsonaro nomeou 100 marechais durante o seu governo #boato

Bolsonaro nomeou 100 marechais durante o seu governo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Presidente Bolsonaro transforma 100 generais em marechais. Título só é concedido em períodos de guerra.

Desde o início do governo Bolsonaro, o número de militares em cargos de alto escalão aumentou de maneira considerável. Em 2018, o presidente Jair Bolsonaro nomeou 2.765 membros das Forças Armadas para cargos no poder Executivo federal. Já em 2020, esse número aumentou para 6.157. Em postos de comando em ministérios, em julho de 2020, o número de membros das Forças Armadas trabalhando em cargos comissionados era de 342.

E de acordo com uma mensagem que circula online, parece que o número de marechais também seguiu o mesmo caminho. Segundo uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Bolsonaro teria nomeado 100 marechais ao longo de seu mandato. O texto aponta, ainda, que o título de marechal só é concedido a generais em tempos de guerra. Confira:

Versão 1: “BOLSONARO NOMEIA MARECHAIS. ALGO GRANDE ESTÁ PARA ACONTECER. A ONÇA VAI BEBER ÁGUA”. Versão 2: “URGENTE: Bolsonaro nomeia 100 MARECHAIS, entre eles Augusto Heleno e Vilas Boas – Título só foi utilizado em tempos de guerra”.

Bolsonaro nomeou 100 marechais durante o seu governo?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou os apoiadores de Bolsonaro animados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostos atos do governo Bolsonaro não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro iria baixar o preço dos combustíveis, mas foi impedido pelo TSE. Também a que dizia que o Hospital do Fundão teria sido reformado graças ao presidente Bolsonaro e, por fim, a que apontava que Bolsonaro teria evitado a 3ª Guerra Mundial e iria receber o prêmio Nobel da Paz.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto, mas não encontramos nenhuma menção ao caso em fontes confiáveis. Por outro lado, encontramos um desmentido do serviço de checagem Projeto Comprova.

De acordo com o site, o nome de todos os generais citados na história foram procurados no Portal da Transparência, no Diário Oficial da União e na plataforma de Acesso à Informação. Alguns dos nomes apareceram no Portal da Transparência, mas nenhum deles apareceu no Diário Oficial da União ou em documentos oficiais assinados por Bolsonaro.

Por fim, o serviço de checagem entrou em contato com o Ministério da Defesa para esclarecer a situação. Segundo o Ministério da Defesa, não houve nenhuma promoção de generais a postos de marechais, almirantes ou marechais-do-ar. O Ministério da Defesa ainda apontou que graças a uma norma do Estatuto dos Militares, oficiais com mais de 30 anos de serviços poderiam receber “os proventos de nível hierárquico superior” quando fossem transferidos para a inatividade. A norma foi revogada pela medida provisória 2215-10/2001. Entretanto, todos os militares que receberam o benefício na época, mantiveram o direito.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro nomeou 100 marechais durante seu governo é falsa! As nomeações foram feitas até 2001, a partir do Estatuto dos Militares que concedia o direito a oficiais com mais de 30 anos de serviços quando se aposentassem. Bolsonaro não nomeou nenhum marechal durante seu governo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso