Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro se veste de médico e diz “sou urologista, vou meter o dedo em esquerdista” #boato

Bolsonaro se veste de médico e diz “sou urologista, vou meter o dedo em esquerdista” #boato

Bolsonaro se vestiu de médico urologista e disse “vou meter o dedo em esquerdista”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante evento em Itapira (SP), o presidente Jair Bolsonaro se vestiu de médico e lançou a seguinte frase: “Sou urologista, vou meter o dedo em esquerdista”.

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro tem se mostrado, digamos, “mais solto” em suas declarações. Em uma semana na qual ele indagou dados sobre meio ambiente, acontecimentos da Ditadura e até se autoproclamou como “Johnny Bravo”, uma foto e uma mensagem viralizaram na internet.

De acordo com o texto, que se espalhou em sites e redes sociais, Bolsonaro teria falado a seguinte frase após se “vestir de médico”: “Sou urologista, vou meter o dedo em esquerdista”. Leia trechos do texto que viralizou na internet:

Vestido de médico, Bolsonaro brinca: “Sou urologista, vou meter o dedo em esquerdista” O laboratório farmacêutico Cristália inaugurou, na manhã desta terça-feira (6) em Itapira (SP), uma planta especializada na produção de insumos para a criação de medicamentos contra o câncer. […]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O evento teve a presença de Jair Bolsonaro (PSL). Durante as festividades da inauguração, o presidente vestiu um jaleco branco e brincou: “Sou urologista, vou meter o dedo em esquerdista”, e arrancou risos de todos os presentes.

Bolsonaro se vestiu de médico urologista e disse “vou meter o dedo em esquerdista”?

Não faltou gente compartilhando a história e, quiçá, dando risada por aí da suposta declaração do presidente. Mas será mesmo que essa informação é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como dito antes, Bolsonaro tem dado diversas declarações polêmicas. Quase todas têm virado notícia ou/e “trend” em redes sociais. Tanto que o fato de o presidente ter botado um jaleco branco é real e até virou notícia (como é possível ver aqui e aqui). O mesmo não se pode dizer do caso da suposta declaração sobre urologistas e esquerdistas. A “notícia” está apenas em sites de menor expressão.

Na maioria das publicações, é citada a fonte da informação. E aí que matamos a charada. Trata-se do site de humor Otarionista (uma paródia do site Antagonista). Como “boa página de humor”, o site tem a seguinte mensagem no rodapé:

“Fake News de Verdade – O conteúdo dessa página é meramente humorístico, notícias, pessoas e opiniões tem por única finalidade o entretenimento dos leitores e não representam vontades reais dos responsáveis assim como ameaças ou qualquer coisa do tipo”.

Vale citar que se a história tivesse se limitado à página citada, nem precisaríamos fazer o desmentido por aqui. O grande problema foram os outros sites (e redes sociais) que começaram a compartilhar a história sem avisar que é “fake, gente”.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro se empolgou após se vestir de médico e disse que era urologista e que ia meter o dedo em esquerdista é falsa. Dessa vez, o presidente não deu a nenhuma declaração provocativa. Na verdade, deu, mas aí já é outra história.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.