Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro lidera pesquisa Datafolha em todos os estados #boato

Bolsonaro lidera pesquisa Datafolha em todos os estados #boato

Boato – Pesquisa Datafolha indica vitória de Jair Bolsonaro em todos os estados brasileiros nas eleições presidenciais de 2018.

Falta menos de um mês para nos despedirmos de 2017 e iniciarmos o tão esperado ano de 2018. No próximo ano, teremos eleições presidenciais e a população está ansiosa para votar. Desde o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o cenário político tem agitado os ânimos dos brasileiros.

E parece que até as pesquisas eleitorais estão causando frisson. De acordo com textos e imagens que andam circulando pelas redes sociais nos últimos dias, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) estaria liderando as intenções de voto em todos os estados brasileiros.

Em um dos textos, a pessoa destaca o fato de que a pesquisa eleitoral não será divulgada. “Atenção: vazou o resultado de pesquisas do DATA FOLHA, por estados e, acreditem, não será divulgado !!!”, afirma a mensagem. Em outro texto, a pesquisa mostra um cenário de disputa entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula. E, segundo essa pesquisa, o deputador federal estaria liderando com mais de 80% em alguns estados. Confira:

Bolsonaro lidera pesquisa Datafolha em todos os estados do Brasil, diz boato
Bolsonaro lidera pesquisa Datafolha em todos os estados do Brasil, diz boato

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Bolsonaro Vence em todos os estados: Acre Bolsonaro 64,18 % Lula 14,47%; Alagoas Bolsonaro 48,36% Lula 29,86%; Amapá Bolsonaro 72,29% Lula 33,01%… Distrito federal Bolsonaro 71,25% Lula 33,83% Espírito santo Bolsonaro 80,70% Lula 20,18% Goiás Bolsonaro 77,25% Lula 39,40%… Pernambuco Bolsonaro 68,09% Lula 23,63% Piauí Bolsonaro 65,71% Lula 18,45% Rio Janeiro Bolsonaro 69,72% Lula 32,61% Rio Grande Norte Bolsonaro 76,51% Lula 28,96% Rio Grande Sul Bolsonaro 69,39% Lula 36,16%… São Paulo Bolsonaro 71,47% Lula 37,27%… COMPARTILHE E MOSTRE QUE O POVO CANSOU DE SER BESTA!!!!

Bolsonaro lidera pesquisa Datafolha em todos os estados do Brasil?

Falta muito para outubro de 2018 e para conhecermos o novo presidente do Brasil, mas se tem uma coisa que podemos afirmar de olhos fechados é que essa história de pesquisa eleitoral é uma mistura de equívoco e mentira. Quer saber o motivo? Continua lendo.

Bem, a tal pesquisa (que aparece na imagem) que dizem ser do Data Folha (que, na verdade, se escreve Datafolha) é, na realidade, uma pesquisa do Instituto Vertude e foi realizada pelo telefone. De fato, nessa pesquisa, Bolsonaro lidera em muitos lugares.

Vale ressaltar que o Instituto Vertude está longe de ser um dos mais tradicionais nesse tipo de levantamento de dados. Além disso, a metodologia empregada para a realização da pesquisa não ficou muito clara. E o mais importante aqui é que Jair Bolsonaro não lidera as intenções de votos em todos os estados nem na pesquisa do Vertude. Ou seja, um equívoco bem grande de quem utilizou a imagem e afirmou essa mentira.

No segundo texto que está circulando nas redes sociais, o absurdo é ainda maior. Se você reparar bem, em muitos estados, a soma de intenções de votos ultrapassa os 100%, como Rio de Janeiro, onde Bolsonaro supostamente teria 69,72% e Lula 32,61% e no Rio Grande do Norte, em que Bolsonaro teria 76,51% e Lula 28,96%. E nem preciso dizer que, ao tentar identificar de onde surgiu essa pesquisa, não encontramos nada, não é mesmo?

Aliás, encontramos, sim. Mas foi uma versão Lula da mesma história. E ao procurarmos os dados da última pesquisa do Instituto Datafolha, não encontramos sequer uma divisão por estados.

Por fim, é importante lembrar que pesquisas de intenção de voto não refletem (e nunca vão refletir) o resultado final de uma eleição, mas sim um direcionamento do que pode acontecer. Afinal de contas, essas pesquisas não são realizadas com o número total da população, mas sim com um grupo menor, heterogêneo e que “simule” o número total de votantes.

Portanto, será necessário esperar um pouquinho mais para termos uma ideia de quem será o futuro presidente do país. Porque essa história aqui não passa de boato. Então, não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.