Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo gravado por Bolsonaro em salto de parapente não foi gravado em 2023 ou na “última quinta-feira”

Vídeo gravado por Bolsonaro em salto de parapente não foi gravado em 2023 ou na “última quinta-feira”

Bolsonaro gravou vídeo saltando de parapente na última quinta-feira em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro saltou de parapente na última quinta-feira em 2023 e fez um vídeo sobre o turismo.

Análise

Em 2023, mais exatamente em novembro, tem circulado na internet um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro realizando um salto de parapente no Rio de Janeiro. No vídeo, ele fala sobre o turismo no Brasil, ataca os “direitos humanos” e também fala que o país mudaria com ele no poder.

Junto ao vídeo há mensagens que apontam que a gravação ocorreu na “última quinta-feira” e que a postagem deveria ser mandada apenas para os “70% que votaram” em Bolsonaro. Leia a mensagem e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Aphelion chega amanhã e vai trazer frio

ATENÇÃO PATRIOTAS: Na última quinta-feira no RJ, saltando de parapente, Bolsonaro grava este vídeo para o povo brasileiro, ouça a mensagem dele. Esse vídeo é só para os 70% que votaram nele e que Ama o Brasil e a familia. Deus trabalha em silêncio, a corja de sată vai cair.

@www.tiktok.leo.com.br #bolsonaro #brasil🇧🇷 ♬ som original – LÉO

Checagem

Agora, na parte do artigo que trata da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Bolsonaro gravou o vídeo saltando de parapente na última quinta-feira, em 2023? 2) Quando Bolsonaro gravou o vídeo saltando de parapente e falando do Brasil? 3) É verdade que 70% das pessoas votaram em Bolsonaro?

Bolsonaro gravou o vídeo saltando de parapente na última quinta-feira, em 2023?

Não gravou. Ao olhar as redes sociais do ex-presidente, não é possível encontrar qualquer registro de que ele tenha saltado de parapente ou mesmo falado sobre a situação do Brasil na época. Além disso, a aparência de Bolsonaro (mais jovem e mais magro) na época e o tom (que fala em mudança no Brasil) destoam do cenário de 2023.

Quando ele gravou o vídeo saltando de parapente e falando do Brasil?

Na realidade, o vídeo em questão é de 2016. Na ocasião, o ex-presidente fez a postagem do conteúdo em suas redes sociais com o título “PORQUE O BRASIL É APENAS O 44º NO RANKING DO TURISMO. Via West Fly Escola de Vôo Livre (Jean Carlos)”.

É verdade que 70% das pessoas votaram em Bolsonaro?

Está aí mais um ponto errado. Ao contrário do que sugerem as mensagens (que, claro, levantam a bola da tese falsa de que as urnas eletrônicas foram fraudadas), não é verdade que “70%” das pessoas votaram em Bolsonaro em 2022. O ex-presidente perdeu a eleição do ano passado com 58 milhões de votos no segundo turno. Isso é cerca de 49% dos votos válidos da época e um percentual bem menor da população total do Brasil (203 milhões de pessoas): cerca de 28% da população.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet não é 2023 e muito menos da última quinta-feira. Além disso, não é verdade que ele teve 70% dos votos nas últimas eleições. Trata-se de uma informação errada misturada com uma informação falsa que tem circulado na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)