Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ao contrário do que apontam mensagens, Bolsonaro não foi inocentado pela Justiça das acusações do 8 de janeiro

Ao contrário do que apontam mensagens, Bolsonaro não foi inocentado pela Justiça das acusações do 8 de janeiro

Bolsonaro foi inocentado pela Justiça da acusação de golpe no 8 de janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro foi inocentado pela Justiça da acusação de golpe de estado no contexto dos atos de 8 de janeiro.

Análise

Os atos de cunho golpista do 8 de janeiro de 2023 ainda suscitam informações falsas na internet. Agora, com o debate amornado, as histórias se centralizam nos julgamentos. Neste contexto, uma informação bombástica surgiu na internet.

Um vídeo está sendo acompanhado de mensagens que apontariam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria sido inocentado pela Justiça da acusação de tentativa de golpe de estado no contexto do 8 de janeiro. A mensagem aponta, ainda, que todos os presos terão que ser liberados imediatamente. Leia uma das versões da história que circula online:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

E agora? Bolsonaro foi inocentado, é lógico que não teve nenhuma tentativa de golpe e todos que estão presos têm que ser libertos imediatamente. Bolsonaro inocentado, não houve tentativa de golpe no 8 de janeiro. OLHA AÍ PESSOA SAIU O RELATÓRIO FINAL DO 8 DE JANEIRO.. E A ESQUERDA..NÃO GOSTOU

Checagem

A mensagem se espalhou com todas as forças na internet e, claro, chamou atenção em redes sociais. Por isso, achamos importante fazer a checagem do assunto respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo que está sendo utilizado como fonte da mensagem sobre Bolsonaro? 2) Bolsonaro foi inocentado pela Justiça das acusações do 8 de janeiro? 3) Por causa do relatório da CLDF, presos pelo 8 de janeiro terão que ser libertados?

Qual é o contexto do vídeo que está sendo utilizado como fonte da mensagem sobre Bolsonaro?

O vídeo, na realidade, é de um corte de um programa no canal do YouTube da Revista Oeste (veículo que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro). Na ocasião, foi dito que o relatório da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal apontou que Bolsonaro não tentou um golpe de estado. A informação procede e pode ser confirmada aqui. 

Bolsonaro foi inocentado pela Justiça das acusações do 8 de janeiro?

O fato de o relatório não apontar o ex-presidente como um dos indiciados não significa que a Justiça o considera inocente. A prova disso está no fato de que Bolsonaro ainda é investigado em um inquérito do STF que investiga a participação dele nos atos golpistas. A investigação vai, no mínimo, até agosto deste ano. 

Por causa do relatório da CLDF, presos pelo 8 de janeiro terão que ser libertados?

Também não. A CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal não tem peso de lei. O que ocorrerá será o Ministério Público apreciar o relatório e optar por dar andamento ou não nas investigações.

Não consta qualquer pedido de libertação imediata de todos os presos. Até porque já há uma série de pessoas que foram condenadas pelos atos golpistas e estão cumprindo pena no regime fechado.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha sido inocentado pela Justiça da acusação de incitar os atos de 8 de janeiro. A matéria utilizada como fonte não aponta para isso e a investigação contra ele continua em andamento.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).