Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro e Renato Machado são citados na Lava Jato #boato

Bolsonaro e Renato Machado são citados na Lava Jato #boato

Boato – Áudio do ex-senador Renato Machado (PT-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vazaram. Enfim, ele foi citado na Operação Lava Jato.

Sem dúvida, o nome Jair Bolsonaro é um dos mais polêmicos atualmente. Há muitos que odeiam e outros tantos que o adoram. Entre os motivos dos que defendem a conduta do deputado está a honestidade dele. Muitos ganharam um argumento forte após uma notícia começar a circula na internet.

Bolsonaro é citado na Lava Jato, diz boato
Bolsonaro é citado na Lava Jato, diz boato

De acordo com a informação, veiculada no site “A Folha Brasil”, o ex-senador Renato Machado (PT-SP) divulgou um áudio em que há uma conversa entre ele e Bolsonaro. No tal áudio, Renato fazia uma proposta de propina ao deputado que era recusada categoricamente. Leia o texto:

Interessado na delação premiada o ex-senador Renato Machado (PT-SP) entregou a FOLHA um conjunto de 12 gravações envolvendo seus contatos telefônicos com diversas autoridades da república. Ao todo são 5 deputados, 6 senadores e 1 ministro. Dentre as gravações a mais chocante é a que foi realizada no dia 27/05/2015 as 22h37min ao deputado federal Jair Bolsonaro.

Na gravação o ex-senador Renato Machado (PT-SP) oferece uma propina no valor de R$ 750.000,00 para que Bolsonaro votasse de acordo com os interesses do governo na CPI da Petrobras. A propina seria paga em dinheiro vivo e entregue em um barco que o deputado usa para nos seus raros momentos de lazer se dedicar ao esporte da pesca. LEIA OS TRECHOS MAIS FORTES DA LIGAÇÃO:

RENATO MACHADO: Boa noite Capitão! BOLSONARO: Quem tá falando? RENATO MACHADO: Aqui é o Renato Machado… BOLSONARO: Quem é você? RENATO MACHADO: Sou ex-senador Renato Machado… BOLSONARO: Senador? De onde? De que partido?RENATO MACHADO: Renato Machado, ex-senador de São Paulo pelo PT… BOLSONARO: Pra que um petista está me ligando a esta hora, po*** ?

RENATO MACHADO: Capitão, queria marcar pra gente conversar pessoalmente pra eu te apresentar uma proposta do barba… BOLSONARO: Barba de c* é r***  !!! Eu trato com gente que tem nome. Quem trata com gente por apelido é bandido. RENATO MACHADO: Calma Capitão… BOLSONARO:  Calma o cara*** !!! Você me liga uma hora desta pra ficar de papo furado? Vai se f*** !

RENATO MACHADO: Não é papo furado não. É que a gente está com uma urgência lá na votação da CPI da Petrobrás e estamos precisando da sua força… BOLSONARO: Então se fud*****. Não tô com vocês. Nunca vou estar… RENATO MACHADO: A gente conseguiu com a Odebrecht um presentinho pro Capitão… BOLSONARO: Enfia o presentinho no seu c* !

RENATO MACHADO: Calma Capitão. Separamos R$ 750.000,00 pro senhor. Só pra começar a conversa. Posso pedir pro meu pessoal deixar no seu barco em pacotes discretos. Vão até pensar que são peixes…(risos)BOLSONARO: Se vocês chegarem perto do meu barco eu abro fogo contra vocês. Suas desgraças. Entendeu? Eu abro fogo! Vocês vão rir no inferno suas desgraças! LIGAÇÃO É CANCELADA

Bolsonaro e Renato Machado foram citados na Lava Jato?

Não precisa dizer que a história foi compartilhada a torto e a direito. Muitos compartilharam querendo exaltar os feitos do polêmico deputado. Mas será mesmo que o tal áudio vazou? A resposta é não.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A gente poderia ficar dando voltas, mas vamos ser mais objetivos. O site em que a matéria foi publicada é de notícias falsas. Apesar de o site não deixar isso claro, o absurdo da história já nos deixaria com um pé atrás.

Para além disso, não existe nenhum ex-senador do PT chamado Renato Machado. O único Renato Machado que aparece quando buscamos pelo nome no Google é o jornalista da TV Globo que foi correspondente por muito tempo no canal. Senador, nenhum. Outro detalhe: quando você clica no link da notícia em que estaria o áudio vazado, você cai em um programa de TV aleatório do Espírito Santo.

Mas Bolsonaro já foi citado na Lava Jato? Sim. E de forma positiva. Na delação premiada de Alberto Youssef, foi apontado que ele era um dos poucos políticos do PP (partido dele na época) que não recebia propina do governo. Ou seja, por enquanto, ele está fora da mira da Justiça.

Resumindo: a história que aponta para o áudio de Renato Machado e Bolsonaro é falsa. Não existe áudio e tão pouco ex-senador do PT. O deputado até foi citado (positivamente) na Lava Jato. Mas esta é outra história.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Claudemir Todo-Bom e Alexander Porto. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.