Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro não foi ovacionado por vítimas de enchentes no RS

Bolsonaro não foi ovacionado por vítimas de enchentes no RS

Bolsonaro é ovacionado por vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro chegou ao Rio Grande do Sul e foi ovacionado por vítimas de enchentes, em 2024.

Análise

O estado do Rio Grande do Sul ficou destruído após as fortes chuvas e enchentes atingirem a região. Muitas pessoas perderam tudo e, nesse momento, a população tenta se reerguer. O caos pode ter passado, mas os moradores ainda precisam de ajuda.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria ido ao Rio Grande do Sul para ajudar os moradores afetados pelas enchentes. Segundo a história, ele foi recebido com palmas pelos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

“Bolsonaro o herói do povo chegou no Rio Grande do Sul. Neste momento de dor, sofrimento e agonia a presença de Bolsonaro um verdadeiro missionário leva a esperança, a confiança e alegria desses irmãos tão sofridos. Enquanto Lula sucateou a marinha que com toda capacidade não teve condições com a força sucateada e sem recursos até para combustível, porque Lula com seu maldito espírito de vingança não está mandando para manutenção o dinheiro que determina a lei de manutenção e eficiência das forças armadas do Brasil. Porto Alegre,26 de maio de 2024”.

Checagem

A partir daí, resolvemos analisar um pouco mais a fundo essa história e agora vamos te contar os motivos para não acreditar nela: 1) O vídeo mostra Bolsonaro sendo ovacionado por vítimas das enchentes no RS? 2) Qual é o contexto do vídeo? 3) As críticas e elogios a Bolsonaro e Lula na mensagem fazem sentido?

O vídeo mostra Bolsonaro sendo ovacionado por vítimas das enchentes no RS?

Não. O ex-presidente não visitou o Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. Bolsonaro está fazendo campanhas de doação e ajudando a coletar alimentos, mas ainda não foi até o Rio Grande do Sul. Além disso, o vídeo é de outra situação.

Qual é o contexto do vídeo?

O vídeo foi gravado no dia 10 de março de 2024, no município de Não-Me-Toque/RS. Na oportunidade, o ex-presidente Bolsonaro participou da 24ª Expodireto Cotrijal, uma feira agropecuária. As imagens, inclusive, foram publicadas nas redes sociais.

E, de fato, Bolsonaro foi ovacionado durante sua passagem na feira. É possível ver que uma multidão acompanhou o passeio dele pela feira sob gritos de “mito” e “Bolsonaro”.

As críticas e elogios a Bolsonaro e Lula na mensagem fazem sentido?

A fala sobre Bolsonaro ser um missionário e Lula ter sucateado as Forças Armadas não faz o menor sentido. Essas críticas, provavelmente, foram feitas por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro que ainda não aceitaram a derrota nas urnas.

Além disso, esse tipo de fala só reforça o extremismo político, colocando um político no pedestal e outro como vilão. Bolsonaro não é um missionário (até porque, um missionário é uma pessoa responsável por pregar a fé e a religião) e Lula não abandonou as Forças Armadas.

Conclusão

Fake news ❌

Bolsonaro não visitou o Rio Grande do Sul após as enchentes. O vídeo usado como prova, de fato, é real. Porém, está fora de contexto. As imagens foram gravadas no dia 10 de março de 2024, no município de Não-Me-Toque/RS, durante a 24ª Expodireto Cotrijal. Ele foi muito ovacionado durante sua passagem na feira agropecuária. Entretanto, o vídeo foi retirado de contexto. Bolsonaro ainda não visitou o Rio Grande do Sul após a tragédia das enchentes.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).