Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não existem indícios de que Bolsonaro e seus filhos fugiram de operação da Polícia Federal

Não existem indícios de que Bolsonaro e seus filhos fugiram de operação da Polícia Federal

Bolsonaro e os filhos fugiram de barco durante operação da Polícia Federal, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Polícia Federal realizou operação na casa de Bolsonaro, mas o ex-presidente e seus filhos fugiram de barco. 

Análise

Uma operação realizada na manhã do dia 29 de janeiro de 2024, na casa de praia do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Angra dos Reis (RJ), está dando o que falar. Após não serem encontrados no local, muitas pessoas começaram a indicar que Bolsonaro estaria tentando evitar o encontro com a PF.

De acordo uma história que está circulando nas redes sociais, Bolsonaro e seus filhos (Carlos e Flávio) teriam fugido de barco antes da Polícia Federal cumprir um mandado na casa de praia da família. Segundo a história, um notebook da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria sido encontrado junto aos pertences de Carlos Bolsonaro. Confira:

Versão 1: “Gente, tô trabalhando mas não posso deixar passar! Dps do toc toc toc da Polícia Federal, o INELEGÍVEL, Jair Bolsonaro, fugiu de barco! Pega ladrãaaaaaaooo”. Versão 2: “FUGITIVO Bolsonaro fugiu de barco como um covarde da polícia pelo mar, mas não pra sempre”. Versão 3: “Bolsonaro fugiu de barco com os filhos quando a Federal chegou!”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 4: “BOLSONARO FUGIU DE BARCO !!!! Além de tudo – inelegível, indecente, imoral, iletrado, nojento, fascista – o @CarlosBolsonaro  e o @jairbolsonaro  SÃO COVARDES, MEDROSOS, BORRA-BOTAS !! Cadê o “minto” do gado? FUGIU!!!”. Versão 5: “FUGIRAM DE BARCO. BOLSONARO E OS FILHOS ESTAVAM NA CASA DE ANGRA, ONDE A PF FEZ OPERAÇÃO E ENCONTROU COMPUTADOR DA ABIN, NO DIA DE HOJE”.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e vamos te explicar os motivos para duvidar dessa narrativa: 1) Bolsonaro e os filhos fugiram de barco durante operação da Polícia Federal? 2) Há motivos para Bolsonaro e os filhos fugirem de barco antes da operação da PF? 3) Houve alguma outra informação errada sobre a operação da Polícia Federal?

Checagem

Bolsonaro e os filhos fugiram de barco durante operação da Polícia Federal?

Não existem indícios de que isso seja verdade. Na realidade, durante a cobertura ao vivo da operação da Polícia Federal, houve uma suposição de que Bolsonaro e sua família não estariam em casa por causa da operação realizada pela PF. A partir daí, muitas pessoas começaram a cogitar que Bolsonaro e seus filhos teriam deixado a casa assim que a polícia chegou à residência. Depois disso, a “tese da fuga” se espalhou.

Porém, a própria defesa de Bolsonaro explicou que o ex-presidente e seus filhos saíram de casa muito antes da PF chegar com o mandado (e, neste caso, há a presunção da inocência). De acordo com o advogado Fabio Wajngarten, Bolsonaro e seus filhos saíram de casa às 5h da manhã para pescar, muito antes de qualquer notícia ser veiculada na imprensa.

Há motivos para Bolsonaro e os filhos fugirem de barco antes da operação da PF?

Não faz muito sentido e, além de tudo, não há nenhuma comprovação sobre isso. Para começo de história, a operação comandada pela Polícia Federal não previa nenhuma prisão preventiva, apenas mandados de busca e apreensão. Segundo, porque a polícia conseguiu apreender tudo aquilo que o mandado previa.

Terceiro, porque Bolsonaro e seus filhos compareceram na própria casa enquanto a Polícia Federal realizava as buscas. Ou seja, se eles realmente estivessem fugindo, não faria sentido voltar enquanto a polícia estava lá e nem deixar possíveis documentos que pudessem incriminá-los para trás. Há argumentação de “destruição de provas”, mas isso também não passa de conjectura sem comprovação.

Houve alguma outra informação errada sobre a operação da Polícia Federal?

Sim. Pelo menos, uma. Durante a cobertura sobre a operação realizada pela Polícia Federal, alguns veículos de comunicação começaram a afirmar que a polícia havia encontrado um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nos pertences de Carlos Bolsonaro. Isso não é verdade.

Nenhum computador da Abin foi encontrado nas coisas de Carlos Bolsonaro. Na verdade, o computador que, supostamente, pertence à Abin foi encontrado na casa de um militar que trabalhou na Agência durante a gestão de Alexandre Ramagem. A esposa do militar é servidora da Agência. De acordo com a Abin, uma investigação foi aberta para saber se os equipamentos realmente pertencem à agência de inteligência.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não existem indícios de que Bolsonaro e seus filhos fugiram de barco após a operação da Polícia Federal. Essa ideia foi uma suposição compartilhada durante a cobertura da operação realizada pela Polícia Federal, mas não existem provas disso. De acordo com a defesa de Bolsonaro, ele e seus filhos saíram de casa às 5h da manhã para pescar e retornaram à residência enquanto a Polícia Federal ainda estava realizando o mandado.

Além disso, o mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes não constava a prisão preventiva, apenas a busca e apreensão de determinados equipamentos. Se isso não bastasse, a PF conseguiu apreender todos os equipamentos previstos no mandado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).