Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro e Michelle visitam orfanato no dia do Natal, mostra vídeo #boato

Bolsonaro e Michelle visitam orfanato no dia do Natal, mostra vídeo #boato

Bolsonaro e Michelle visitaram orfanato no dia de Natal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro visitaram um orfanato no dia de Natal, 25 de dezembro. Em vídeo, eles aparecem distribuindo presentes e abraços nas crianças.

No universo das fake news, existe um tema muito recorrente que quase sempre pega os internautas de “coração amolecido” desprevenidos: o de ações humanitárias. Vira e mexe, surge uma história aqui ou ali de alguém (sempre um famoso ou figura conhecida na mídia) que fez um ato de caridade para moradores de rua, animais, idosos, crianças órfãs e por aí vai. É tudo muito bonito, mas nem sempre verdadeiro. É o caso do nosso desmentido de hoje.

Recentemente, começou a circular nas redes sociais, principalmente no Facebook, um vídeo muito bonito, de cerca de dois minutos, que mostra o presidente Jair Bolsonaro e primeira-dama, Michelle Bolsonaro, visitando um orfanato. De acordo com mensagens que circulavam online, a visita se deu no dia do Natal (25 de dezembro). Nas cenas, com direito a uma bela trilha sonora, eles aparecem distribuindo presentes e abraços às crianças. Veja, a seguir, os textos originais das versões da publicação que está rodando online:

Versão 1: Presidente Bolsonaro e sua esposa Michele visitam orfanato no dia de Natal! Parabéns, senhor Presidente, por sua atitude humanitária! Versão 2: Alguém lembra num passado qualquer a Extrema Imprensa Comprada divulgando a visita de algum Presidente a um Orfanato no dia de Natal?!?!? #tambemporissovoteinoCapitão #mudabrasil Versão 3: Presidente Bolsonaro e sua esposa Micheli Bolsonaro – “ ainda não vi nenhum Presidente do Brasil, junto com a esposa visitar orfanato no natal e presentear os orfãos, Vale a pena assistir até o fim.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 4: Bolsonaro e a primeira-dama visitam orfanato no Natal… Primeira vez que eu vejo um presidente fazer isso junto com a sua esposa… Aliás as lives dele são constantes, continuaram mesmo depois da eleição, ele é completamente simples… Ele literalmente me representa Versão 5: Bolsonaro visita orfanato na noite de Natal..

Bolsonaro e Michelle visitaram orfanato no dia de Natal?

Obviamente, o belo vídeo viralizou nas redes sociais, especialmente entre internautas pró-governo, que se mostraram muito satisfeitos com a suposta atitude do atual presidente. Mas será mesmo que Bolsonaro e Michelle visitaram um orfanato no dia de Natal? A resposta é não! E você confere os porquês a seguir.

Para começo de conversa, as mensagens da publicação que estão acompanhando o tal vídeo carregam todas as características de boatos: são vagas, alarmistas, possuem vários erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que comprovem a suposta benfeitoria do presidente no Natal.

Em segundo lugar, não é de hoje que surgem na internet boatos que falam de “atos incríveis de Bolsonaro”. Inclusive, em muitos deles, há até um “aumento na ação” do presidente da República. Tem os exemplos da “doação de Bolsonaro à Santa Casa” e de Michelle aos animais de Brumadinho. 

Com base nisso, resolvemos procurar a respeito do assunto. Foi aí que descobrimos que a visita é real, mas não foi no dia (ou noite) de Natal. Apesar de, de fato, Bolsonaro e Michelle terem visitado o orfanato que aparece nas imagens do vídeo, o Instituto Promocional Madalena Caputo, localizado na região administrativa do Paranoá (DF), a visita não aconteceu no dia de Natal, mas sim em 16/12/2019.

A ação fez parte do Programa Pátria Voluntária, de incentivo ao voluntariado, que arrecadou e entregou brinquedos em instituições que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além do Madalena Caputo, outra entidade que faz parte do Pátria Voluntária, o Instituto Doando Vida por Rafa e Clara, localizado na Estrutural (DF), também recebeu a doação de brinquedos neste dia. Na realidade, o presidente e a primeira-dama passaram a noite de Natal em família, com direito à muita diversão e até amigo secreto.

Resumindo: A publicação que diz que Bolsonaro e Michelle visitaram um orfanato no dia de Natal não é verdadeira. Apesar de o presidente e a primeira-dama, de fato, terem visitado o local, não foi no Natal, mas alguns dias antes, em uma ação do Programa Pátria Voluntária. A noite de Natal deles foi em família.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u