Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro demite presidente da Caixa após assessores do PT ganharem na Mega-Sena #boato

Bolsonaro demite presidente da Caixa após assessores do PT ganharem na Mega-Sena #boato

Bolsonaro demite presidente da Caixa após assessores do PT ganharem na Mega-Sena, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro se irrita com resultado da Mega-Sena que contemplou assessores do PT, demite presidente da Caixa e exige que próximos resultados passem por aprovação. 

Nos últimos dias, Brasília virou manchete nos noticiários de todo o país. O motivo? Uma história envolvendo assessores políticos e uma bolada. Mas se engana quem pensa que esse caso é mais uma situação dramática envolvendo enriquecimento ilícito.

Na realidade, a história até parece filme: no dia 18 de setembro de 2019, um grupo de assessores do PT levou sozinho uma bolada de R$120 milhões em um sorteio da loteria federal.

Alegria para uns, tristeza para outros. E, de acordo com uma informação que está circulando nas redes sociais, teve até quem ficasse insatisfeito com o resultado e resolvesse mexer os pauzinhos. Segundo publicações, o presidente Jair Bolsonaro não teria gostado nada da notícia e teria decidido demitir o presidente da Caixa Econômica Federal, responsável pela realização dos sorteios da Mega Sena. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “bolsonaro demite presidente da caixa e exige que os resultados dos próximos sorteios sejam aprovados por ele antes da dilvulgação”. Versão 2: “Bolsonaro demite presidente da Caixa após Megassena sair para assessores do PT. Após saber do sorteio da Megassena ter ido para um grupo de assessores do Partido dos Trabalhadores – PT. Jair Bolsonaro se irritou com o presidente da Caixa e resolver demiti-lo”.

Bolsonaro demitiu presidente da Caixa após assessores do PT ganharem na Mega-Sena?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais e levantou, novamente, a discussão sobre polarização política. Mas será que essa história de Bolsonaro demitir o presidente da Caixa por conta do prêmio da Mega-Sena ter ido para assessores do PT é verdade? Não!

Vamos aos fatos! Ao ler as publicações, a desconfiança cresce. É possível notar um tom bastante alarmista nos textos, além de erros de português e a falta de fontes para respaldar a informação. Para quem acompanha o Boatos.org, já sabe que essas são características sempre presente em fake news.

Outro ponto bastante evidente nas mensagens é o tom de humor. É possível observar uma mistura de brincadeiras entre as ameaças do governo Bolsonaro de demitir pessoas em altos cargos (como o caso do presidente do BNDES) e também a suposta intenção de examinar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (informação negada pelo presidente do INEP, órgão responsável pela realização da prova).

Resolvemos, então, buscar por mais detalhes sobre essa notícia (que, claramente, seria uma informação de grande destaque na imprensa), mas nada encontramos. Isso, junto aos outros furos das publicações, já seria suficiente para apontar que estamos tratando de uma fake news.

Mas a cereja do bolo veio com a fonte da informação. Uma das versões da história surgiu de um site de notícias fictícias (que, diga-se de passagem, já deixa isso bastante claro no nome da página). Ao entrar no site, é possível ler uma mensagem destinada aos desavisados.

Somos apenas um site humorístico e todas as postagens são fictícias, nosso compromisso com a credibilidade é ZERO e o humor é base fundamental do nosso jornalismo.

Vale ressaltar que se a informação tivesse sido publicada apenas na página, não estaríamos desmentindo a informação. Porém, ao ser compartilhada como verdade nas redes sociais, ganhado novas versões e começado a enganar muita gente), o Boatos.org resolveu alertar os internautas de que a notícia era apenas brincadeira.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro demitiu presidente da Caixa após assessores do PT ganharem na Mega-Sena é falsa! Toda a informação surgiu de um site de humor que publica notícias fictícias e não tem nada de verdade. Ou seja, a história não passa de balela. Portanto, não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.