Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro não defendeu o aborto com até 8 meses de gravidez; Vídeo foi retirado de contexto

Bolsonaro não defendeu o aborto com até 8 meses de gravidez; Vídeo foi retirado de contexto

Bolsonaro defende aborto com até 8 meses de gravidez, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu o aborto de crianças com até 8 meses de gravidez durante um discurso na Câmara dos Deputados em 2006.

Análise

Desde as eleições de 2022, circula na internet um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro da época em que ele era deputado federal. As imagens, que voltaram à tona por conta de a questão do aborto estar prestes a ser julgada no STF, estão acompanhadas de uma mensagem, no mínimo, polêmica.

Textos apontam que o discurso, no qual Bolsonaro cita o exemplo do controle de natalidade na China, seria a prova de que o atual presidente seria a favor do aborto com até 8 meses de gravidez. Leia duas das mensagens que circulam online e assista a um vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: Bolsonaro defendendo a pílula do aborto e abortos de 8 meses como controle de natalidade na China Versão 2: Bolsonaro a favor do aborto: até de mães com 8 meses de gravidez. E contra projetos sociais.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O que Bolsonaro disse no discurso em questão e em que ocasião ele ocorreu? 2) É verdade que Bolsonaro defendeu o aborto com até 8 meses de gravidez no discurso em questão? 3) O ex-presidente defende o aborto com até 8 meses de gravidez hoje?

O que Bolsonaro disse no discurso em questão e em que ocasião ele ocorreu?

O discurso em questão ocorreu no Plenário da Câmara dos Deputados em 13 de julho de 2006. Na ocasião, o ex-presidente estava falando sobre o exemplo do controle de natalidade na China. Leia a transcrição:

Quem quiser traduzir a palavra “controle” para “planejamento” fique à vontade. Falo em controle da natalidade. Vemos a China hoje com 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, apesar do rígido controle de natalidade, apesar de a pílula do aborto ser utilizada e de se fazerem abortos em mães com 8 meses de gravidez. Mesmo assim, a taxa de natalidade da China é de 20 milhões de habitantes por ano. […]

Sr. Presidente, temos de adotar urgentemente uma política de controle de natalidade em nosso Pais. Na condição de Parlamentar, não posso apenas falar, tenho de mostrar o que está sendo feito.

A a conta cai para a sociedade, para os que trabalham, produzem e pagam impostos. E existe toda uma demagogia com relação ao dinheiro, aos projetos sociais. Sou totalmente contra isso.

Projeto social tem que ser emergencial, por tempo fixo e limitado, não duradouro e eterno como estamos vendo. Não estou culpando Lula. Culpo todos: Lula, FHC, todos os que estão por aí.

É verdade que Bolsonaro defendeu o aborto com até 8 meses de gravidez no discurso em questão?

Há um detalhe importante: o vídeo tem cortes. Em nenhum momento, Bolsonaro cita que o aborto com até 8 meses de gravidez deveria ser adotado no Brasil para controle de natalidade. A principal sugestão, por parte dele, é a “descriminalização” da laqueadura e da vasectomia para maiores de 21 anos (por sinal, algo que não se aplicava na época). Ou seja: o conteúdo distorcido e cortado.

O ex-presidente defende o aborto com até 8 meses de gravidez hoje?

Não. Ele até se pronunciou sobre o assunto em algumas oportunidades. Entrevistas antigas mostram que ele seria a favor da “livre escolha”. São, porém, recortes. Nos últimos anos, Bolsonaro tem se mostrado com um posicionamento político mais voltado à pauta conservadora (religiosamente falando). Logo, é contrário ao aborto.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Bolsonaro tenha defendido o aborto com até 8 meses de gravidez durante um discurso na Câmara. Trata-se de uma distorção de uma fala dele de 2006 que voltou a circular nos últimos dias na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm