Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Falar que Bolsonaro “debochou de gaúchos” em postagem nas redes sociais é ilação sem base no que foi escrito

Falar que Bolsonaro “debochou de gaúchos” em postagem nas redes sociais é ilação sem base no que foi escrito

Bolsonaro debochou dos gaúchos em postagem sobre enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro debochou dos gaúchos em publicação sobre as enchentes no Rio Grande do Sul em redes sociais.

Análise

O que não tem faltado no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul é uso político da tragédia. Em meio à polarização, mensagens relacionadas a uma publicação de Jair Bolsonaro estão se espalhando em perfis que não nutrem simpatia pelo ex-presidente.

De acordo com as mensagens, Bolsonaro teria “debochado dos gaúchos” no contexto das enchentes no estado. Isso teria ocorrido em uma postagem na qual ele fala de “crise climática”.

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

“BOLSONARO DEBOCHA DO RS! Quer andar de jet ski lá”, diz uma das mensagens. “Bolsonaro debocha de gaúchos e questiona crise climática em meio a tragédias”, aponta outra. “Bolsonaro DEBOCHA de gaúchos e diz que “problematização climática é desinformação”, diz uma terceira.

Checagem

Esta história precisa de diversas ponderações (tanto em relação à declaração do ex-presidente como em relação à acusação de deboche). Para fazer a checagem de conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O que diz a postagem de Bolsonaro sobre as enchentes no Rio Grande do Sul? 2) Bolsonaro debochou dos gaúchos na postagem? 3) O ex-presidente está correto nas acusações em questão?

O que diz a postagem de Bolsonaro sobre as enchentes no Rio Grande do Sul?

A publicação de Bolsonaro foi feita no dia 9 de maio de 2024. Trata-se de um print de uma reportagem da colunista do UOL Andreza Matais que apontava que “o principal órgão do governo para clima teve apenas uma reunião” junto com um texto opinativo. O teor do texto de Bolsonaro é o seguinte:

– A problematização do clima realizada pela organização é pura desinformação como meio para atingir um fim. – Tudo orquestrado pelos gigantes que exigem dos outros o que não cumprem.

Ou seja, inviabilizam o desenvolvimento de países com potencial garantindo aos líderes destas repúblicas a sua manutenção no poder sob o custo de escravizar ainda mais seu próprio povo. – No final quem paga por tudo isso é o contribuinte, com aumento de impostos, desemprego e mais dependência ainda do estado. Feito!

Bolsonaro debochou dos gaúchos na postagem?

Não. Consegue-se inferir claramente na publicação que se trata de uma crítica ao governo Lula. Ele apontou que o governo levantaria a pauta do meio ambiente no discurso, mas não estaria fazendo o suficiente para evitar tragédias. Ele também critica a “problematização” das questões do clima. Diz que é uma desinformação como “meio para atingir um fim”.

Não há qualquer menção de deboche ao povo do Rio Grande do Sul. Na realidade, o conteúdo é em tom crítico ao governo, aos “ambientalistas” e lamentação sobre o que ocorreu.

O ex-presidente está correto nas acusações em questão?

Não foi um deboche com o Rio Grande do Sul. Nem por isso, a opinião dada na publicação tem que ser aceita como verdade absoluta ou mesmo como razoável. Em partes, a crítica pode ser válida (de que talvez o suficiente não tenha sido feito). Só não podemos esquecer que até um ano e meio atrás Bolsonaro estava no poder e a política ambiental dele não foi um exemplo a ser seguido.

Por outro lado, o discurso geral da publicação de Bolsonaro condiz com o discurso dos negacionistas climáticos. Ou seja: segue uma corrente equivocada sobre o meio ambiente. O caso do Rio Grande do Sul é mais um exemplo de que a questão do clima merece atenção (seja qual for a matriz do governo) e as exigências do que chamam de “gigantes” (como o crescimento sem a destruição do meio ambiente) fazem sentido para evitar os efeitos do aquecimento global.

Conclusão

Enganoso 😈

Independentemente do que foi dito, é falso que Bolsonaro tenha debochado da população do Rio Grande do Sul em relação às enchentes. Na nossa classificação, o conteúdo entra como enganoso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).