Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Falar que Bolsonaro “debochou de gaúchos” em postagem nas redes sociais é ilação sem base no que foi escrito

Falar que Bolsonaro “debochou de gaúchos” em postagem nas redes sociais é ilação sem base no que foi escrito

Bolsonaro debochou dos gaúchos em postagem sobre enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro debochou dos gaúchos em publicação sobre as enchentes no Rio Grande do Sul em redes sociais.

Análise

O que não tem faltado no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul é uso político da tragédia. Em meio à polarização, mensagens relacionadas a uma publicação de Jair Bolsonaro estão se espalhando em perfis que não nutrem simpatia pelo ex-presidente.

De acordo com as mensagens, Bolsonaro teria “debochado dos gaúchos” no contexto das enchentes no estado. Isso teria ocorrido em uma postagem na qual ele fala de “crise climática”.

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

“BOLSONARO DEBOCHA DO RS! Quer andar de jet ski lá”, diz uma das mensagens. “Bolsonaro debocha de gaúchos e questiona crise climática em meio a tragédias”, aponta outra. “Bolsonaro DEBOCHA de gaúchos e diz que “problematização climática é desinformação”, diz uma terceira.

Checagem

Esta história precisa de diversas ponderações (tanto em relação à declaração do ex-presidente como em relação à acusação de deboche). Para fazer a checagem de conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O que diz a postagem de Bolsonaro sobre as enchentes no Rio Grande do Sul? 2) Bolsonaro debochou dos gaúchos na postagem? 3) O ex-presidente está correto nas acusações em questão?

O que diz a postagem de Bolsonaro sobre as enchentes no Rio Grande do Sul?

A publicação de Bolsonaro foi feita no dia 9 de maio de 2024. Trata-se de um print de uma reportagem da colunista do UOL Andreza Matais que apontava que “o principal órgão do governo para clima teve apenas uma reunião” junto com um texto opinativo. O teor do texto de Bolsonaro é o seguinte:

– A problematização do clima realizada pela organização é pura desinformação como meio para atingir um fim. – Tudo orquestrado pelos gigantes que exigem dos outros o que não cumprem.

Ou seja, inviabilizam o desenvolvimento de países com potencial garantindo aos líderes destas repúblicas a sua manutenção no poder sob o custo de escravizar ainda mais seu próprio povo. – No final quem paga por tudo isso é o contribuinte, com aumento de impostos, desemprego e mais dependência ainda do estado. Feito!

Bolsonaro debochou dos gaúchos na postagem?

Não. Consegue-se inferir claramente na publicação que se trata de uma crítica ao governo Lula. Ele apontou que o governo levantaria a pauta do meio ambiente no discurso, mas não estaria fazendo o suficiente para evitar tragédias. Ele também critica a “problematização” das questões do clima. Diz que é uma desinformação como “meio para atingir um fim”.

Não há qualquer menção de deboche ao povo do Rio Grande do Sul. Na realidade, o conteúdo é em tom crítico ao governo, aos “ambientalistas” e lamentação sobre o que ocorreu.

O ex-presidente está correto nas acusações em questão?

Não foi um deboche com o Rio Grande do Sul. Nem por isso, a opinião dada na publicação tem que ser aceita como verdade absoluta ou mesmo como razoável. Em partes, a crítica pode ser válida (de que talvez o suficiente não tenha sido feito). Só não podemos esquecer que até um ano e meio atrás Bolsonaro estava no poder e a política ambiental dele não foi um exemplo a ser seguido.

Por outro lado, o discurso geral da publicação de Bolsonaro condiz com o discurso dos negacionistas climáticos. Ou seja: segue uma corrente equivocada sobre o meio ambiente. O caso do Rio Grande do Sul é mais um exemplo de que a questão do clima merece atenção (seja qual for a matriz do governo) e as exigências do que chamam de “gigantes” (como o crescimento sem a destruição do meio ambiente) fazem sentido para evitar os efeitos do aquecimento global.

Conclusão

Enganoso 😈

Independentemente do que foi dito, é falso que Bolsonaro tenha debochado da população do Rio Grande do Sul em relação às enchentes. Na nossa classificação, o conteúdo entra como enganoso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).