Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é flagrado com camisa do PT e cigarro de maconha em foto #boato

Bolsonaro é flagrado com camisa do PT e cigarro de maconha em foto #boato

Boato – Foto mostra o pré-candidato Jair Bolsonaro vestindo uma camisa com a estrela do PT e com um cigarro de maconha nas mãos.

Nesta semana, os boatos sobre os candidatos à Presidência da República têm se diversificado. Já desmentimos histórias que falavam de Lula (PT), de Geraldo Alckmin (PSDB) e de Jair Bolsonaro (PSL). Hoje, vamos falar de uma história que circula sobre o deputado federal que disputa pela primeira vez as eleições presidenciais.

Vazou na internet uma foto que seria de Bolsonaro usando uma camiseta com a estrela do PT e com um cigarro de maconha nas mãos. A imagem, que mostraria o “passado” do político no Exército, foi compartilhada por páginas de apoio a Lula e de apoio a Geraldo Alckmin. Leia algumas mensagens que circulam junto com a imagem:

Versão 1: Agora eu já vi de tudo, Bolsonaro com a blusa do PT fumando balão. Versão 2:Você votaria nesse homem ? #BolsonaroNoRodaViva. Versão 3: Por essa vocês não esperavam! Foto antiga que o deputado Hugo Rila achou guardada na gaveta. E agora Bolo de Milho?! E agora eleitores do Bolo de Milho?! Versão 4: Agora ele ganha eleição! com Essa estrelinha no peito os petistas baba ovo vota nele. Que decepção Bolsonaro!!! Só foi colocar essa bosta de estrela do pt no peito vc virou maconheiro… he he he.

Bolsonaro é flagrado com camiseta do PT e com cigarro de maconha em foto?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Sim, amigos. A tal foto (assim como tantas outras “fotos incríveis”) circulou muito na internet. Mas será mesmo que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro resolveu posar com uma camisa do PT enquanto fumava um cigarro de maconha para um clique em “algum lugar do passado”? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos fez desconfiar da história está na própria mensagem. Assim como tantos outros boatos, a história começa muito “mal contada”. De quando seria o clique? Qual o contexto da foto? Por que não apareceu antes (visto que essa seria uma foto que faria muito sucesso em blogs de política)? Essas perguntas fazem a gente desconfiar da veracidade da imagem.

Mais algumas buscas (nem precisava, né) e descobrimos que a imagem é uma montagem (mal) feita em cima de uma foto antiga de Bolsonaro. Essa matéria da Época que fala de arquivos do Exército sobre Lula e Bolsonaro mostra a foto sem edição. E pasmem: não há estrela do PT tampouco cigarro de maconha na imagem. Confere aí embaixo ou no link:

olha aí a foto original (Revista Época/Reprodução)
olha aí a foto original (Foto: Revista Época/Reprodução)

Mas se a imagem é uma montagem, de onde surgiu? Note que há uma marca d’água na imagem. Ela é da “Corrupção Brasileira de Memes”, página no Facebook de humor que faz montagens com políticos brasileiros. Detalhe: a página foi retirada do Facebook no último mês sob o argumento de que espalha notícias falsas, mas conseguiu “voltar” com um nome similar.

Resumindo: nem precisava ser um gênio para perceber que a foto que mostra Jair Bolsonaro com a estrela do PT no peito com um cigarro de maconha na mão não passa de uma montagem. Foi criada em uma página de humor (se é engraçado, você que vai dizer) e se espalhou por aí. Boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.