Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro assina decreto presidencial determinando o fim do isolamento #boato

Bolsonaro assina decreto presidencial determinando o fim do isolamento #boato

Bolsonaro assina decreto presidencial determinando o fim do isolamento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto determinado o fim do isolamento no Brasil. Documento está descrito como decreto presidencial 06/04/2020.

Enquanto o Brasil deveria estar se preocupando em como combater o novo coronavírus, o que estamos vendo são disputas políticas cada vez mais acirradas. No meio desse quadro, um suposto decreto que teria sido assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e determinado o fim do isolamento no Brasil (medida que contraria decisões de diversos governadores estaduais) começou a circular na internet.

A mensagem, curta e grossa, aponta o seguinte: “Encerrando o isolamento!! Saiu agora!! BOLSONARO ASSINA DECRETO DETERMINANDO O FIM DO ISOLAMENTO!!!”. Ele, em alguns casos, é acompanhado de um documento em PDF com o nome “decreto presidencial 06/04/2020”. Em outros casos, a mensagem circulou sem o arquivo em anexo.

Bolsonaro assinou decreto presidencial determinando o fim do isolamento?

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente preocupada. Afinal, ainda não é o momento das pessoas saírem de casa. Mas será mesmo que o presidente Jair Bolsonaro assinou o tal decreto pedindo o fim do isolamento social? Não, não assinou. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

De cara, achamos a mensagem um tanto quanto suspeita. Afinal, uma notícia dessas seria uma bomba, não? Ao buscar na lista de decretos do governo federal, nada encontramos sobre fim do isolamento. Ao buscar sobre o assunto, o máximo que encontramos foi uma “ameaça do presidente” em assinar um decreto e que consideraria “todos os serviços como essenciais”. Vale dizer que um decreto neste sentido poderia ser derrubado rapidamente na Justiça ou mesmo no Congresso. Ou seja: ao buscar mais detalhes sobre o assunto, nada encontramos em fontes confiáveis. Não é estranho?

Sem mais detalhes sobre o assunto, resolvemos olhar o tal decreto que está anexado em PDF. No meio estilo “pegadinha do Tiririca, o documento tinha o seguinte texto: “Doido(a) pra ir pra rua bater perna neh? 🙂 #fiqueemcasa”.

Resumindo: se você recebeu só a mensagem falando do tal decreto de Bolsonaro determinando o fim do isolamento, não acredite. Se você recebeu a mensagem e o documento, deve perceber que é apenas uma “brincadeirinha”. No fim, é tudo fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD