Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro se aposentou aos 33 anos com atestado de insanidade mental #boato

Bolsonaro se aposentou aos 33 anos com atestado de insanidade mental #boato

Boato – Bolsonaro se aposentou no Exército aos 33 anos com atestado falso de insanidade mental. Agora se diz apto para assumir a Presidência da República.

Passado o período eleitoral, as atenções se voltam para as perspectivas do futuro governo. No meio político e, principalmente, no mercado, a principal dúvida é sobre como será a proposta de reforma da Previdência.

Com diversas categorias “brigando pelo seu”, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) já deixou uma coisa clara: os militares terão um “regime diferenciado”. Em meio a esse quadro, uma denúncia sobre Bolsonaro, Exército e aposentadoria surgiu na internet.

Segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, Bolsonaro teria se aposentado do Exército aos 33 anos por conta de um atestado de insanidade mental (talvez falso). A informação fez com que muitos usuários questionassem a aptidão de Bolsonaro para administrar o país. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

POR QUE BOLSONARO se aposentou do Exército com atestado de insanidade mental, aos 33 anos, e agora pode assumir a presidência do Brasil? Ele ficou curado? Ou o atestado era falso?

Bolsonaro se aposentou aos 33 anos com atestado de insanidade mental?

As publicações causaram um verdadeiro burburinho nas redes sociais. Porém, a pergunta que não quer calar é: será que Bolsonaro se aposentou do Exército com um atestado de insanidade mental? A resposta é não!

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem segue aquele velho roteiro de boatos online: é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis (na realidade, nem cita fontes). Procuramos mais informações sobre o atestado em potencial, porém não encontramos absolutamente nada em fontes confiáveis que pudessem corroborar com a história.

Além disso, suspeitamos que a história deve ter começado a circular pela “junção de dois fatos” sobre Bolsonaro. O primeiro deles é que, nos anos 80, o presidente eleito passou por processo disciplinar no Exército por causa de uma entrevista que ele concedeu à revista Veja e pela história de uma suposta bomba (no qual ele foi absolvido em 1988). Na época, Bolsonaro tinha 33 anos e não foi “aposentado”.

A segunda é que Bolsonaro foi para a reserva remunerada do Exército aos 35 anos, em outubro de 1990. Só que o motivo não foi nenhum atestado de insanidade mental. Ele saiu da ativa do Exército após ter sido eleito vereador na cidade do Rio de Janeiro em 1990. É importante ressaltar que não houve atestado algum e que “reserva” não é o mesmo que aposentadoria. Quando o militar entra na reserva, ele continua “disponível” para ser convocado pelo Exército. Ou seja, ele não foi “aposentado”.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro se aposentou aos 33 anos do Exército por conta de um atestado de insanidade mental é falsa. Ele nunca se aposentou (está na reserva), o atestado não existe e a história parece ser uma “junção de dois fatos” sobre Bolsonaro. Sendo assim, não compartilhe. É só mais uma fake news.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164