Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro apagou todas as fotos em que promovia cloroquina #boato

Bolsonaro apagou todas as fotos em que promovia cloroquina #boato

Bolsonaro apagou todas as fotos em que promovia cloroquina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Jair Bolsonaro resolveu apagar todas as fotos de redes sociais em que promovia o uso da cloroquina (ou hidroxicloroquina).

Pelo menos entre os mais sensatos (como mostra este texto), já é consenso na comunidade científica que a cloroquina (ou variantes como hidroxicloroquina) não tem eficácia comprovada para combater a Covid-19. Em meio a esse quadro, uma situação está sendo espalhada na internet.

De acordo com textos que viralizaram em redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro teria resolvido apagar todas as imagens em que promoviam a cloroquina de todas as suas redes sociais. Os textos ainda exibem algumas das fotos para “que se registre”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Após dizer que nunca promoveu o uso de cloroquina, nem fez propaganda do remédio, Bolsonaro excluiu todas as fotos com o medicamento do Instagram. Então nós vamos postar aqui só pra deixar salvo. Porque a gente é pelo certo ✔ e não gosta de bafão Versão 2: Bolsonaro está APAGANDO da conta oficial as fotos onde aparecia fazendo propaganda de cloroquina. Fico com pena de quem comprou essa lorota e se deixou ser usado como massa de manobra nessas ações politiqueiras dele. Ainda há tempo de entender que ele não se preocupa com ninguém além dele e sua família. Não caiam nas mentiras desse bandido!

Bolsonaro apagou todas as fotos em que promovia cloroquina?

A mensagem circulou muito em redes sociais, principalmente entre críticos do presidente e da insistência que ele teve com o fármaco em questão. Porém, não é verdade que Jair Bolsonaro apagou todas as fotos da cloroquina de suas redes sociais.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As mensagens, por si só, têm características de boatos como ser vaga, alarmista e ter erros de português. E, ao buscar na “fonte da informação”, logo descobrimos que a informação de “todas as fotos apagadas” não procede.

No Instagram, vimos, diversas publicações do presidente promovendo o uso da hidroxicloroquina (veja exemplos aqui, aqui e aqui, a última tem uma imagem do remédio). No Facebook, também é possível encontrar publicações (inclusive com imagens do remédio) como pode ser visto aqui, aqui e aqui. No Twitter, também é possível encontrar publicações (aqui, aqui e aqui). 

É importante reforçar que, apesar de Bolsonaro não ter apagado as fotos em questão, o uso da hidroxicloroquina continua não sendo recomendado para o tratamento da Covid-19. Como vocês podem ver aqui, boatos sobre o assunto voltaram a circular nesta semana.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro apagou todas as fotos com hidroxicloroquina ou cloroquina de suas redes sociais é falsa. Apesar de o remédio, de acordo com autoridades em saúde, não funcionar contra o coronavírus, as publicações continuam nas redes sociais dele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK