Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro acabou com o Dia das Bruxas e transformou o 31/10 em Dia do Evangelho #boato

Bolsonaro acabou com o Dia das Bruxas e transformou o 31/10 em Dia do Evangelho #boato

Bolsonaro acabou com o Dia das Bruxas e transformou o 3110 em Dia do Evangelho, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Jair Bolsonaro resolveu acabar com o Dia das Bruxas no Brasil. Por meio de lei, ele transformou o 31/10 em Dia do Evangelho.

O mês de outubro de 2019 está acabando e, no último dia do mês, como é tradição em muitos lugares do mundo, criancinhas vão se fantasiar de monstros e fazer a festa por aí no chamado Dia das Bruxas. Só que, de acordo com um texto que circula na internet, o presidente Jair Bolsonaro resolveu “acabar com a mamata” e, por meio de uma lei, acabou com o Dia das Bruxas no Brasil.

A mensagem aponta que Bolsonaro transformou o 31 de outubro no Dia do Evangelho. O texto aponta, ainda, que a “ordem” do presidente já foi até publicada no Diário Oficial e está na lei 13.246. Leia:

N O T I C I A M A R A V I L H O S A !!!! Bolsonaro aprovou essa lei vamos divulgar Deus é fiel e se agradou de nós! Aleluia Glória a Deus!!! Dia 31 de outubro não é mais dia das bruxas no Brasil! É o dia de proclamar que Jesus Vive e está voltando! É o dia do Evangelho!!!! Você precisa propagar isso! ,Precisa comemorar Se mobilize! Vamos escrever uma nova historia em nossa Naçao! Levo ao conhecimento de todos que foi publicado no Diário Oficial da União no dia o dia 31/10 como o Dia Nacional do Evangelho. Lei 13.246 do Diário Oficial da União. Vale a pena orar pela Nação Gloria a Deus!!!!!!!!!!!

Bolsonaro acabou com o Dia das Bruxas e transformou o 31/10 em Dia do Evangelho?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Pois é gente. Já tão falando aí que o presidente tem tanto poder que acabou com Dia das Bruxas. Estaria tudo certo se não fosse “um detalhe”: está tudo errado. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, essa é uma balela em dois níveis. E a primeira parte dela começou a ser desmentida graças à própria mensagem. Apesar de ter muitas características de boatos online (alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento), ela tem um detalhe que facilitou a nossa checagem: ela cita uma fonte confiável, a Lei 13.246. Ao buscar pela lei em questão, veja o que encontramos:

Art. 1º Fica instituído o dia 31 de outubro de cada ano como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. Art. 2 o No dia 31 de outubro dar-se-á ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs. Art. 3 o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 12 de janeiro de 2016; 195º da Independência e 128º da República. DILMA ROUSSEFF.

Aí temos a “queda da primeira tese”. A lei que institui o 31/10 como o “Dia do Evangelho” é de 2016 e foi sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ou seja: não tem nada de “novidade” e nada de Bolsonaro na história.

A partir da informação que a lei em questão é antiga, uma segunda tese cai por tese: a de que “acabou o Dia das Bruxas” no Brasil. Podemos falar isso com bases empíricas (não foi a promulgação de uma lei que acabou com a data em 2016, 2017 e 2018) e com um pouco de lógica (assim como outras datas, como o Dia da Mentira ou Dia das Crianças, o Dia das Bruxas não depende de uma “canetada” para sobreviver). Pode escolher a sua predileta.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro acabou com o Dia das Bruxas no Brasil é falsa. Além de a lei que institui o Dia do Evangelho ser de 2016 e ter sido assinada por Dilma, não vai ser um presidente que vai definir o que as pessoas vão comemorar ou celebrar em 31 de outubro (ou quaisquer outros dias do ano).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt