Boato – O presidente Jair Bolsonaro acabou de anunciar sua renúncia no Palácio do Planalto. Ele alegou que não aguentou a pressão imposta devido a crise do coronavírus.
O que não tem faltado na internet são notícias falsas relacionadas ao novo coronavírus. E, por incrível que pareça, as últimas notícias falsas estão mais ligadas à categoria “política” do que à categoria “saúde”. E a última delas solta “uma bomba”.
De acordo com mensagens que viralizaram em redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro acabou de anunciar a sua renúncia. O texto, em algumas versões, é acompanhado de um vídeo que seria a “prova do crime” e aponta que ele “não aguentou a pressão imposta devido a crise do coronavírus”. Leia a mensagem que circula online:
*URGENTE!!!* Bolsonaro acaba de anunciar no Palácio do Planalto, acompanhado do ministro da economia Paulo Guedes, sua *RENÚNCIA* ao cargo de presidente da República, por não aguentar mais a pressão imposta devido a crise do Coronavírus!!!
Bolsonaro acabou de renunciar por não aguentar crise do coronavírus?
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
A mensagem se espalhou com uma velocidade incrível na internet e deixou algumas pessoas em dúvida. Mas será mesmo que o presidente Jair Bolsonaro renunciou por causa da crise do novo coronavírus? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
Na realidade, essa história não foi muito difícil de desmentir. Trata-se de uma brincadeira de 1º de abril (que, em alguns casos, veio sem o vídeo que completaria a história). A resposta, como acabamos de falar, está no próprio vídeo. Assiste ele aí (que é acompanhado por uma música de Léo Magalhães):
É importante dizer que, ao contrário do que muitos imaginam, essa brincadeira não tem um “fundo de verdade”. Apesar da crise do coronavírus (que aqui no Brasil está apenas no começo), não há indícios, até o momento, de que o presidente Jair Bolsonaro tenha intenção de renunciar. O que há, até o momento (e pode ser explicado aqui), é uma notícia-crime contra Bolsonaro sendo analisada pela PGR. Mas não tem nada a ver com renúncia do presidente.
Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro acabou de anunciar a sua renúncia é falsa. Trata-se de uma “brincadeirinha” de 1º de abril, algo que, em tempos de fake news e pandemia, não é lá muito apropriado.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2C0i08f |