Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boato diz que Lula faz tratamento sigiloso contra um novo câncer

Boato diz que Lula faz tratamento sigiloso contra um novo câncer

Boato diz que Lula tem novo câncer
Boato diz que Lula tem novo câncer

Boato – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez tratamento escondido para controlar um novo câncerBoato diz que Lula tem novo câncer

Quem está ou já participou da política tem grandes chances de ser alvo de boatos, não seria diferente com um dos mais populares entre os governantes do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, que já se recuperou de um câncer, agora vira notícia por uma possível volta da doença e um novo tratamento.

Circulou na internet no dia 04 de janeiro uma notícia, dizendo que Lula estaria combatendo um novo câncer de um ano para cá e que essa informação teria sido repassada por fontes ligadas ao ex-presidente. Lula já se curou de um câncer na laringe, mas desta vez a doença teria atacado o pâncreas e sido descoberta no início de 2014.

Um trecho do texto diz: “O ex-presidente passou a visitar esporadicamente o Hospital Sírio Libanês em São Paulo durante a madrugada, entrando de carro pela garagem privativa do corpo clínico para evitar boataria. E tomou um forte medicamento para evitar a quimioterapia”.  O texto ainda diz que o repórter teve acesso a informações sobre o estado da saúde de Lula há dois meses e que quatro fontes distintas confirmaram os fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O texto foi produzido por Leandro Mazzini, autor da Coluna Esplanada da UOL e está disponível neste link. Logo após a publicação, outros sites e blogs também divulgaram a informação, além da repercussão nas redes sociais. Porém, no mesmo dia, outros veículos também passaram a confirmar que o conteúdo do texto não passava de um boato.

O próprio site do Instituto Lula emitiu uma “Nota em resposta ao boato de volta do câncer de Lula”. A nota afirma que o texto do colunista é uma mentira e que não passa de uma peça de ficção, diz ainda que os resultados dos exames médicos realizados pelos médicos de Lula no dia 15 de novembro de 2014 não indicavam nenhum tumor, nem alguma outra doença. Inclusive, a nota de esclarecimento divulgou o próprio boletim médico desta data, que também está disponível no site do Hospital Sírio Libanês.

Depois da nota de esclarecimento, alguns veículos a reproduziram e atribuíram o texto sobre o novo câncer de Lula como um boato, como fez o R7, com a publicação da notícia “Instituto Lula chama boatos sobre volta do câncer do ex-presidente de ‘peça de ficção’” .

Apesar da notícia sobre a doença de Lula dizer que as informações vêm de fontes confiáveis e diversas, todas que confirmam a doença são anônimas. As fontes identificadas, como o médico de Lula, Dr. Roberto Kalil e a assessoria do Instituto Lula, declaram que o ex-presidente não foi afetado pela doença. Então fica bem difícil acreditar na coluna. O texto fala sobre visitas do petista ao hospital e acompanhamento médico e visitas médicas durante a campanha da presidenta Dilma, mas não é surpresa que uma personalidade como o Lula, que já teve uma doença grave, tenha um acompanhamento de perto assim, por precaução e cuidado com a saúde.

A ausência de fontes identificadas e o documento, o boletim médico, negando a informação, fazem com que o texto do colunista seja um boato, pois nada foi comprovado. Apesar de em 2011, Lula ter descoberto o câncer de laringe, ele realizou quimioterapia e em junho de 2012, após o tratamento, os médicos confirmaram a cura. E agora, ao que tudo indica, Lula está bem, saudável e vivinho da Silva.