Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boato aponta que Aécio Neves seria usuário de cocaína

Boato aponta que Aécio Neves seria usuário de cocaína

Boato – Opositores falam que o senador de Minas Gerais, Aécio Neves, é usuário de cocaína e levantam suspeitas de envolvimento no caso do helicóptero que pertence ao deputado Gustavo Perrela, encontrado com 450 quilos de cocaína.

Com as eleições de 2014 se aproximando, boatos relacionados aos presidenciáveis (Dilma, Aécio Neves, Eduardo Campos, entre outros) e seus aliados tendem a aparecer na internet. E como diz aquele ditado, “uma mentira contada mil vezes acaba se transformando em uma verdade”. Pelo menos para quem não gosta de um político.

Aqui no Boatos.org já foram publicadas explicações de informações falsas relacionadas a políticos de esquerda, principalmente ao ex-presidente Lula. Só para citar alguns: a informação de que Lulinha, filho dele, seria dono da Friboi, teria um helicóptero de US$ 100 milhões e que tinha uma fazenda milionária. Mas se engana quem pensa que só políticos de esquerda são atacados com boatos.

Uma dessas informações que nunca foi explicada e também não se sabe qual é a fonte é a de que o presidenciável Aécio Neves seria usuário de cocaína. O assunto acabou vindo à tona (mesmo que de forma velada e por meio de brincadeiras em redes sociais) após a apreensão de 450 quilos de cocaína no helicóptero de Gustavo Perrela, que seria aliado político de Aécio.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Entre as imagens que circularam em redes sociais e blogs estão montagens de Aécio junto com Gustavo e seu pai, Zezé Perrela. Também circulou uma imagem “de Natal” com os três e “neve branca” ao fundo. Além disso, muitos blogs levantaram a hipótese de participação de Aécio no caso. Outros blogs falam de “casos de overdose” do senador. 

Mas quem pensa que os boatos são novos se engana. Desde 2006, o boato de que Aécio Neves seria usuário da droga circula na internet. Só que foi em 2009 que a história começou a ganhar força.

Após um artigo escrito pelo ex-colunista Mauro Chaves no Estadão de título “Pó pará, governador” levantou suspeitas de que pessoas simpáticas a Serra estaria fazendo uma chantagem para Aécio desistir da candidatura para presidente em 2010. O texto não fala uma linha sobre o assunto cocaína, mas o título chamou atenção de opositores de Aécio.

Aécio nunca falou publicamente sobre o assunto. Mas este blog explica quando surgiram os boatos e acusa a oposição ao senador de tentar plantar a notícia para enfraquecê-lo politicamente.

Porém, apesar dos boatos do tipo “um amigo de um amigo meu disse que ele é viciado”, não há nenhuma prova de que Aécio usa drogas. Também não há provas de que ele esteja envolvido no caso de Gustavo Perrela e, por incrível que parece, não há provas sequer que Gustavo Perrela esteja envolvido no caso da cocaína no helicóptero, como aponta esta matéria da Zero Hora.

Concluindo: como não há provas contra Aécio, a história de que ele usa cocaína não passa de um boato (até que quem acusa prove o contrário) que ganhou força (e deve ganhar mais força ainda) na internet. Assim como muitos outros que devem aparecer nas eleições de 2014 e podem, inclusive, tirar atenção das próprias propostas de candidatos.