Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Blindagem de carros no Brasil está proibida por decreto de Lula #boato

Blindagem de carros no Brasil está proibida por decreto de Lula #boato

Blindagem de carros no Brasil está proibida por decreto de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por meio do Decreto 11.366, Lula proibiu a blindagem de carros no Brasil. Agora, milhões de empregos serão perdidos.

Falamos, não há muito tempo, que muitas das notícias falsas que circulam na internet surgem de informações reais que acabam sendo distorcidas. A história de hoje aponta para uma suposta decisão de Lula: de proibir a blindagem de veículos no Brasil.

Tudo começou com notícias reais que apontavam que, por conta de uma interpretação do Decreto 11.366 (que revogou decisões do governo Bolsonaro que liberava armas de fogo), o mercado de blindagem de veículos havia sido atingido e estaria parado.

A partir daí, notícias começaram a apontar que Lula havia resolvido proibir a blindagem de carros no Brasil e que, por isso, milhares de demissões no setor iriam começar a ocorrer. Leia algumas das mensagens que viralizaram por aí:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: Pai Lula dos pobres, PROIBIU através de um decreto a blindagem de carros, até para quem for repassar. Eita que esse pai não esqueceu de nenhuma categoria trabalhista, conforme o próprio direitos iguais. Versão 2: Quer dizer que lula ladrão proibiu blindagem de carros. Ladrão não pode ter dificuldades. Faz um L.

Versão 3: Governo Lula proibiu, via decreto, que blindagem de carros acontecesse. As blindadoras estão correndo grande risco de quebrar e demitir muitos trabalhadores. Versão 4: Convoque seu parlamentar para tentar impedir que esse decreto continue e ponha em risco os empregos.

Blindagem de carros no Brasil está proibida por decreto de Lula?

A história gerou muitas críticas e muitas confusões. Por isso, estamos aqui para explicar o que ocorreu, o que vai ocorrer e, principalmente, deixar claro que o governo de Lula não proibiu a blindagem de carros no Brasil.

Para chegar à solução do caso, precisamos explicar o que ocorreu, de acordo com as notícias séries (não as sensacionalistas) que falavam sobre o assunto. No início deste ano, Lula editou o Decreto 11.366, que era basicamente um “revogaço” das leis relativas à liberação de armas no Brasil.

O decreto de 1º de janeiro deste ano, revogava o Artigo 7º do Decreto 10.030 (editado por Bolsonaro) que afrouxava regras em relação ao registro de pessoas físicas e jurídicas junto ao Exército. Entre os dispensados do “registro” estavam “proprietários de veículos automotores blindados”. Com isso, passou a ser preciso a obtenção do registro para blindar os carros.

A reclamação dos proprietários de empresas que blindam os veículos é que o Exército em alguns estados (principalmente do Nordeste) estava esperando um entendimento interno do decreto de Lula para liberar os registros para blindados e por isso o mercado nestes locais estaria paralisado.

Como vocês puderam ver, não houve proibição por parte de Lula e sim a falta de um entendimento sobre o novo decreto. Pois bem: isto acabou, de acordo com a própria Associação Brasileira de Blindagem. Em vídeo no canal do Instagram da Associação, o presidente Marcelo Silva apontou que tudo estava certo. Leia transcrição e assista ao vídeo:

Olá meus amigos da Abrablim associados ou não. Público em geral, usuários de carro blindado e a todos que estão aí preocupados com o que os comentários estão rolando na internet. Falando que o governo proibiu blindagem de carro, essa confusão toda. Gente, muita calma nessa hora,

Houve sim um pequeno problema por interpretação o decreto o presidente atual assinou um decreto no dia primeiro de janeiro com o objetivo né? De regular ou controlar armas e munições e infelizmente dentro do decreto tinha lá um termo que falava sobre veículos blindados.

Na verdade isso foi tratado com muita muito cuidado pelo Exército Brasileiro que é quem cuida e controla esse segmento e já está tudo resolvido. Estou fazendo esse videozinho aqui pra acalmar a todos, a população em geral, usuários e blindadores que isso já está resolvido.

Oficiosamente recebemos um comunicado de que já está tudo sanado. Estavam aguardando um parecer jurídico, ou seja, o exército que é quem quando nos controla estava aguardando o parecer jurídico, esse parecer saiu ontem e aí volta tudo ao normal. Bom trabalho a todos, quem tem carro blindado, quem trabalha com carro seminovo, novo, zero, tal tranquilos, já está resolvido, OK? Em breve eu coloco uma nota oficial informando mais detalhes. Obrigado a todos e um abraço

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente Lula proibiu a blindagem no país. O que houve foi uma cautela do Exército por conta de uma interpretação do Decreto 11.366 que travou a obtenção de autorizações. Problema que, de acordo com a entidade que trata do assunto, foi sanado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso