Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Biden se negou a cumprimentar Lula durante reunião nos Estados Unidos

É falso que Biden se negou a cumprimentar Lula durante reunião nos Estados Unidos

Biden ignora Lula e vai embora sem cumprimentar o presidente do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Presidente dos Estados Unidos Joe Biden se negou a cumprimentar Lula durante reunião. 

  Análise

Está circulando na internet um vídeo de uma reunião do presidente dos Estados Unidos Joe Biden e o presidente do Brasil Lula durante um evento da assinatura de uma “parceria pelo direito dos trabalhadores”.

O que chama atenção no vídeo é que, ao final da fala, Biden e Lula não se cumprimentam. Ambos presidentes cumprimentam o mediador da conversa e saem cada um para um lado. A partir daí, começaram a circular mensagens que apontam que Biden ignorou Lula e se negou a cumprimentar o presidente brasileiro. Leia e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que decreto permite confisco de doações para colocar "selo do PT"

Versão 1: Biden ignora Lula e vai embora sem cumprimentá-lo. Vergonha internacional. Versão 2: Biden ignora Lula da Silva e sai da conferência de imprensa sem o tradicional aperto de mão, apesar de o Lula tentar alcançá-lo. Foi constrangedor! E até lá, estou-me nas tintas. Versão 3: Lula passa vergonha na ONU. 

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões. 1) É verdade que Biden se recusou a cumprimentar Lula na reunião nos EUA? 2) O que explica Lula e Biden não terem se cumprimentado ao final da reunião? 3) O presidente dos EUA está “zangado” com o presidente do Brasil?

É verdade que Biden se recusou a cumprimentar Lula na reunião nos EUA?

Não é verdade. As imagens foram gravadas em reunião no dia 20 de setembro de 2023. De acordo com descrição da página do YouTube do Canal Gov “O presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participam de cerimônia de lançamento da “Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século XXI”, em Nova Iorque”.

Ao assistir ao vídeo, é possível ver um trecho no qual Lula e se cumprimentam durante a reunião. Ou seja: é falso que eles não se cumprimentaram na reunião:

O que explica Lula e Biden não terem se cumprimentado ao final da reunião?

Aparentemente, fazia parte do protocolo que Lula e Biden saíssem cada um por um lado do palco. Como já haviam se cumprimentado, não faria muito sentido se cumprimentarem de novo (poderia ter rolado, mas não rolou).

O presidente dos EUA está “zangado” com o presidente do Brasil?

Pelo que se sabe, não. Apesar do posicionamento de Lula em relação à guerra na Ucrânia (que diverge da posição dos EUA), não há maiores animosidades entre eles. Se houvesse, aliás, sequer iniciariam o tal pacto.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Joe Biden ignorou Lula durante uma reunião nos EUA. Ao olhar o vídeo por completo, foi possível ver que os presidentes já haviam se cumprimentado. Além disso, não tem motivos para os dois não se cumprimentarem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm