Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Biden cancelou encontro com Lula ao saber que ele não tomará posse como presidente #boato

Biden cancelou encontro com Lula ao saber que ele não tomará posse como presidente #boato

Biden cancelou encontro com Lula ao saber que ele não tomará posse como presidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente dos Estados Unidos Joe Biden resolveu cancelar o encontro com Lula por saber que ele não tomará posse como presidente do Brasil.

Lula venceu as eleições, já foi diplomado e ainda tem gente que acredita que ele não tomará posse como presidente no dia 1º de janeiro. Muitas destas pessoas são alimentadas com histórias como a de hoje.

De acordo com um texto que circula online, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden resolveu cancelar um encontro com Lula por saber que o presidente brasileiro não irá “subir a rampa”. Ou seja: Biden teria descoberto que Lula não tomará posse como presidente. Leia o texto que circula online:

Com mudança de rota, encontro entre Lula e Biden não deve mais ocorrer este ano. Biden cancela encontro com Lula… não é estranho?!!!  Já deve ter chegado na inteligência do Biden que Lula não subirá a rampa, e não querem associa-lo, presidente dos  EUA a um bandido ..  Isso é muito revelador…já devem saber que o bandido não subirá a rampa…

Biden cancelou encontro com Lula ao saber que ele não tomará posse como presidente?

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

A história gerou diversas conjecturas e comentários (como vocês puderam ver). Só há um detalhe: é falsa a informação que aponta que Joe Biden cancelou o encontro com Lula ou mesmo que o presidente dos EUA descobriu que Lula não vai assumir.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados da informação. Ela tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fonte confiáveis que comprove que o caso é real. Além disso, o que não tem faltado é notícia falsa que aponta que Lula não irá “subir a rampa”.

Assim como em outros casos, uma notícia real foi distorcida. Tudo começou quando foi divulgado na imprensa de que havia um plano de Lula se encontrar com Joe Biden logo após a diplomação (que ocorreu em 12 de dezembro de 2022). A previsão se modificou e o encontro deve ocorrer em 2023.

Porém, em nenhum momento o encontro foi cancelado ou mesmo Biden teve a iniciativa de não querer se encontrar com Lula. Na realidade, o encontro foi planejado para 2023 por conta da agenda de Lula até a posse (que perpassa pela definição do governo).

Ao procurar qualquer informação sobre Biden ter dito que Lula não “subirá a rampa”, nada encontramos além do texto que insiste em circular na internet. Ou seja: trata-se de mais uma história que brotou “do nada”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden cancelou um encontro com Lula por saber que o presidente eleito não assumirá o cargo no Brasil. Trata-se de mais uma fake news sobre o assunto que circula na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: