Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Em avião que foi para os EUA, Weintraub mandou brasileiros ficarem quietos depois de sair do MEC #boato

Em avião que foi para os EUA, Weintraub mandou brasileiros ficarem quietos depois de sair do MEC #boato

Em avião para os EUA, Weintraub mandou brasileiros ficarem quietos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-ministro da Educação Abraham Weintraub manda brasileiros calarem a boca durante voo do Brasil para os Estados Unidos.

Depois de muitos escândalos, polêmicas, caso de racismo e erros de português, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub não conseguiu sustentar sua permanência à frente do Ministério da Educação no governo Bolsonaro. No dia 18 de junho de 2020, Weintraub anunciou sua saída do comando da pasta.

Mas o que era para ser um afastamento pacífico se tornou uma verdadeira dor de cabeça. Isso porque, antes de ser exonerado oficialmente, Weintraub resolveu dar um pulinho, logo ali, na terra do Tio Sam. Depois de chegar aos Estados Unidos, o ex-ministro da Educação foi criticado por diversos parlamentares.

Essa saída tem dado muito o que falar. Nos últimos dias, diversas histórias envolvendo o nome de Weintraub têm circulado nas redes sociais. Uma, em particular, chamou a atenção. De acordo com a história, Weintraub teria sido ríspido com os brasileiros durante a viagem aos Estados Unidos. Ainda segundo o texto, o ex-ministro da Educação teria publicado uma foto, já no avião para os Estados Unidos, mandando os brasileiros calarem a boca. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

“Dentro do Avião Weintraub manda os Brasileiros ficarem quietinhos. Esse governo é tão corrupto, que não tinha desonerado o Weintraub do Ministério, até que ele chegasse aos EUA, saiu a desoneração no Diário Oficial por volta do meio dia quando ele já havia desembarcado, evitando ficar de quarentena por 14 dias, que é obrigatório para todos aqueles que chegam naquele País, por causa da pandemia, menos para quem é Autoridade de algum País. Tudo combinado, o nome disso é corrupção, porque Bolsonaro sabia que ele foi indiciado em dois Processos, mas não é Réu, portanto pode viajar. Na realidade ele fugiu do Brasil, porque sabe que será Réu brevemente e Bolsonaro é conivente com essa trama!”.

Em avião para os EUA, Weintraub mandou brasileiros ficarem quietos?

A informação viralizou rapidamente e deixou muitos brasileiros indignados com a audácia do ex-ministro. Mas será que essa história de que Abraham Weintraub teria publicado uma foto mandando os brasileiros ficarem quietos de dentro do avião antes de ir para os Estados Unidos? Não é.

Vamos aos fatos! Pois bem, com uma análise mais detalhada, conseguimos observar algumas coisas interessantes. A primeira delas é que a foto não foi tirada enquanto Weintraub deixava o Brasil.

Ao buscarmos por referências sobre a foto, chegamos a um post na página oficial de Weintraub no Twitter. A imagem foi publicada, originalmente, no dia 17 de fevereiro de 2020, com uma legenda que parecia responder as críticas feitas contra seu trabalho.

E, bem, assim como hoje, na época, a foto também gerou polêmica. Entretanto, em fevereiro de 2020, o motivo da controvérsia foi outro. Em sua publicação no Twitter, Abraham Weintraub escreveu: “Aonde está a pompa e a liturgia do cargo? Na poltrona 16A…”.

Acontece que o uso do advérbio “aonde” deve ser feito somente em situações que indiquem movimento e os verbos empregados sejam regidos pela preposição “a”. Por exemplo, você pode usar o advérbio “aonde” junto com os verbos ir, chegar ou voltar.

Na frase de Weintraub, o correto seria usar o advérbio “onde”, que é empregado para indicar o lugar onde algo ou alguém se encontra. O advérbio “onde” indica permanência e deve ser usado junto com o verbo estar (“está”). Esse foi apenas um dos inúmeros erros gramaticais que o ex-ministro da Educação cometeu em suas redes sociais.

Retornando à história, o fato é que Abraham Weintraub também não mandou o povo brasileiros calar a boca. Em suas últimas manifestações no Twitter, Abraham Weintraub apenas comunicou que deixaria o país, agradeceu as pessoas que o levaram aos Estados Unidos e criticou o governador de São Paulo João Doria.

Em resumo: a história que diz que Abraham Weintraub tirou uma foto mandando os brasileiros ficarem quietos, dentro do avião, antes de decolar para os Estados Unidos é falsa! A imagem usada na história, na verdade, é antiga. Ela foi publicada no dia 17 de fevereiro de 2020. Além disso, não encontramos, nas últimas publicações de Weintraub, alguma mensagem que mandasse o povo brasileiro calar a boca.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO