Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mensagem que sugere que avião caiu com o filho de Lula e ele morreu é falsa

Mensagem que sugere que avião caiu com o filho de Lula e ele morreu é falsa

Avião caiu com o filho de Lula e ele morreu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um avião caiu com o filho de Lula em São Paulo e ele morreu em outubro de 2023. 

  Análise

Está circulando por algumas redes sociais (como o TikTok, Facebook e YouTube) um vídeo com um título que sugere que o “avião com o filho de Lula” teria caído na cidade de São Paulo.

O título do conteúdo é “AVIÃO CAlU COM FILHO de LULA em SÃO PAULO? ELE M0RREU? SAIBA A VERDADE”. Tem outra versão com o título “AVIÃO CAlU com FILHO do LULA? QUAL SEU ESTADO DE SAÚDE? SAIBA TODA VERDADE”.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o avião com o filho de Lula caiu em São Paulo? 2) De onde surgiu a tal história que aponta que o filho de Lula morreu em um acidente de avião? 3) O que fazer se você se deparar com conteúdos como estes?

É verdade que o avião com o filho de Lula caiu em São Paulo?

Não é verdade. Uma notícia como esta cairia como uma bomba e viraria conteúdo principal em toda a mídia. Porém, ao buscar referências sobre a “queda do avião do filho de Lula”, nada encontramos em fontes confiáveis. Achamos apenas alguns vídeos na internet que apontavam para o tal acontecimento.

De onde surgiu a tal história que aponta que o filho de Lula morreu em um acidente de avião?

A história surgiu com o que chamamos de “falsa checagem” Na realidade, um produtor de conteúdo conhecido por realizar conteúdos caça-cliques e, em alguns casos, falsos sobre mortes de celebridades resolveu “levantar a bola” e responder se é verdade que o filho de Lula morreu em um acidente de avião.

No vídeo, ele, obviamente, responde que a história é falsa, que não tem nada de queda de avião e que um acidente similar (que vitimou algumas pessoas em Piracicaba, São Paulo) não tinha o filho do Lula. Seria ótimo se não fosse um detalhe: antes do tal vídeo circular não havíamos visto nada sobre o filho do presidente estar no avião que caiu na capital paulista.

O que fazer se você se deparar com conteúdos como estes?

Uma solução simples é clicar no conteúdo e “perceber” que o título não condiz com o conteúdo. Porém, você está ajudando o produtor do conteúdo falso (ou duvidoso) com isso. O nosso conselho é o seguinte: 1) Identifique quem são as pessoas que criam conteúdo desta natureza. 2) Da próxima vez que vir algum título caça-clique em uma destas fontes evite clicar. 3) Em vez disso, vá ao Google e procure por palavras-chave relacionadas ao termo. 4) Consuma a informação correta.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o “avião com o filho do Lula” caiu em São Paulo. O conteúdo que está circulando na internet não passa de um caça-clique que visa enganar inocentes e está “disfarçado” de conteúdo de checagem (não é assim que se faz, não).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)