Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Atentado contra caravana de Lula foi falso, dizem peritos da Polícia Federal #boato

Atentado contra caravana de Lula foi falso, dizem peritos da Polícia Federal #boato

Boato – Peritos da Polícia Federal confirmaram que atentado contra caravana de Lula foi falso. Foi tudo armação dele e do PT.

Às vésperas da decisão do STF em relação ao pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Lula, o clima entre os “polos” da política está mais quente do que o normal (que já não é muito tranquilo). É abaixo-assinado de cá, manifestação para lá e, claro, muito debate na internet. Muitos deles recheados de boatos.

A última história (pode ter certeza que não será a última de hoje) dá conta de que peritos da Polícia Federal confirmaram que o “atentado à caravana de Lula foi falso”. A informação foi publicada em diversos blogs e viralizou na internet. “ATENTADO NA CARAVANA DE LULA FOI FALSO, DIZEM PERITOS DA POLÍCIA FEDERAL”, diz o título da publicação.

Peritos da Polícia Federal disseram que atentado contra caravana de Lula foi falso?

O link circulou muito na internet e gerou diversos comentários do tipo “Partindo desse pessoal que está no desespero, tudo é possível! Os PTRALHAS, estão cada vez mais desesperados, tentando achar uma forma de vitimizar o chefão, mas tá difícil” e “Eu sabia, falso como só eles mesmo sabem ser!”. Mas será mesmo que a informação é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Duas ações já acabariam com o “mistério”. A mais demorada seria uma checagem para saber como está a situação das investigações relacionadas ao suposto atentado à caravana de Lula. Se você desse um “Google” saberia que hoje (03/04) não há qualquer conclusão relacionada ao caso. Ou seja, não há como “peritos da PF” terem dito algo.

A segunda (mais simples) ação seria clicar no link. Ao ler a matéria (em qualquer uma das versões) é possível perceber que o conteúdo não condiz com o título. A primeira parte do conteúdo é uma cópia desta matéria do G1. Já a parte final do conteúdo é uma cópia deste texto do site O Antagonista. Em nenhum dos dois casos há confirmação de que peritos da PF falaram que o atentado foi falso.

Para terminar, a imagem: ao contrário do que ela dá a entender, ela não é de um perito (no caso uma perita) da Polícia Federal que está no caso de Lula. Ela é simplesmente uma imagem de destaque quando você busca por “perito criminal” no Google.

Resumindo: a história que aponta que a perícia da Polícia Federal já disse que o atentado contra Lula foi armado é falsa. É mais um boato (não o último) que vai circular sobre o assunto na internet. Alias, tudo que sair na web antes da divulgação oficial das investigações é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.