Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Artistas cubanos nos EUA gravaram música O Mito Chegou para Bolsonaro #boato

Artistas cubanos nos EUA gravaram música O Mito Chegou para Bolsonaro #boato

Boato – Nos Estados Unidos, artistas cubanos gravam “O Mito Chegou”, música em homenagem ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Não importa qual seja o resultado das eleições. Porque, seja como for, a disputa eleitoral já está marcada por fatos inéditos. Um é o fato de que o líder das intenções de voto está preso e afastado da disputa (depois da decisão do TSE de rejeitar a candidatura de Lula). O outro é a difícil tarefa de frear o avanço das fake news: o Boatos.org que o diga.

Pois bem, chegamos aqui, mais uma vez, para desmentir uma balela envolvendo o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). Isso porque circula no Facebook e WhatsApp a informação de que artistas cubanos gravaram uma música em homenagem a Bolsonaro e que “O Mito Chegou” já virou hit no mundo todo. Leia o que diz a mensagem e confira no vídeo:

Um camarada meu que mora em Tampa nos EUA disse que na Florida esse som ta bombando nas rádios. Dizem que o pessoal pede “bita o MITO” aí!!!! Kkkkkk essa acho que nem o Bolsonaro esperava!!!Escute só a Música Pró Bolsonaro, que já circula em todo o Planeta… gravada por artistas “cubanos” nos Estados Unidos, está invadindo as rádios do mundo! Viva o Mito! Bolsonaro 2018 Presidente do Brasil! Agora vai bombar no som dos carros e casas.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Artistas cubanos nos EUA gravaram a música “O mito chegou” em homenagem a Bolsonaro?

Como de praxe, não entraremos aqui no mérito da qualidade da música e sim na veracidade das informações. Bom, como é possível imaginar, a informação de que a música foi gravada por artistas cubanos nos EUA não procede. Entenda os porquês.

De cara, já achamos a informação muito estranha. Afinal, porque “artistas cubanos dos EUA” se importariam com a política brasileira ou com Bolsonaro? Seria muito mais lógico eles se preocuparem com a político dos EUA ou de Cuba, não? Como se não bastasse o fato de que a mensagem não dá nenhuma informação sobre quais seriam os artistas ou quando a música foi gravada. Quer dizer, mais um indício de que se trata de #boato.

Além disso, ao buscar pelos artistas cubanos autores da música “O Mito Chegou”, não encontramos nada. Aliás, encontramos o verdadeiro autor. A música, gravada pelo “El Veneco” e seu filho “V-hero”, que por sinal fala português muito bem, foi publicada no canal do Youtube “El Veneco Brasil”. Inclusive, no canal, encontramos muitos comentários pró-Bolsonaro e até outras canções em homenagem ao candidato do PSL.

Por sinal, em no vídeo “El Veneco – Uma pessoa comum falando para pessoas comum”, o youtuber conta que mora no Brasil há 25 anos. Também chegamos ao perfil de El Veneco no Facebook e a publicação em que ele conta que é o autor da música e ironiza a informação de que “são cubanos”. Vale dizer que El Veneco, na verdade, é venezuelano e mora em Manaus.

Resumindo: apesar da mensagem que circula online apontar que a música foi gravada por cubanos em Miami (EUA), a música é de um venezuelano que mora em Manaus chamado “El Veneco” e seu filho brasileiro “V-hero”. A propósito, sobre a música ser um hit no mundo todo, nada encontramos a respeito (pelo menos por enquanto).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.