Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Arthur do Val “Mamãe Falei”, do MBL, foi morto por militantes de Lula no ABC #boato

Arthur do Val “Mamãe Falei”, do MBL, foi morto por militantes de Lula no ABC #boato

Boato – O youtuber e ativista do MBL Arthur Moledo do Val, do canal Mamãe Falei, foi assassinado por militantes de Lula durante manifestação no ABC Paulista.

Os últimos dias foram um tanto quanto agitados em termos de política. Os olhos da imprensa estão voltados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a prisão decretada, ele passou dois dias no Sindicato do Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Do lado de fora, muitos militantes o acompanharam. Também do lado de fora, uma morte aconteceu. Pelo menos de acordo com um texto que circula online.

Uma notícia dá conta de que o youtuber Arthur Moledo do Val, do canal Mamãe Falei e integrante do MBL, teria sido assassinado por militantes do ex-presidente enquanto tentava fazer um vídeo na manifestação. Leia o texto que circula online (com direito a “print” do MBL lamentando o ocorrido”:

URGENTE:Arthur “Mamaefalei” foi assassinado enquanto gravava manifestação no ABC O youtuber e ativista do MBL Arthur Moledo do Val “MamãeFalei” foi assassinado agora a pouco em uma manifestação de extrema-esquerda pró Lula na qual estava infiltrado. Arthur gravava um vídeo para seu canal quando foi reconhecido por manifestantes no ABC Paulista e logo em seguida agredido por dois homens embriagados. Arthur teve traumatismo craniano e foi salvo por dois manifestantes pacíficos que viram a situação e chamaram a ambulância, porém veio a óbito no caminho do hospital.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Capitão Almeida (Polícia Militar) afirma que os suspeitos fugiram, mas as câmeras de segurança de uma casa de festas local gravou o rosto de um deles, que foi identificado como Anderson Ferreira Silva, da CUT. A PM já colocou viaturas pela cidade para encontrar os suspeitos até a madrugada.

O MBL e seus membros se pronunciaram no Twitter em solidariedade a Arthur. Veja abaixo: com muito pesar que anunciamos o falecimento de um dos membros do MBL, Arthur do Val, em uma manifestação recente. Descanse em paz, Arthur.

Arthur “Mamãe Falei”, do MBL, foi assassinado por militantes de Lula no ABC?

A história se espalhou muito na internet (com direito a muitos pedidos de checagem para a nossa equipe). Como pedido, checamos e damos o veredicto. A informação é falsa. Vamos aos fatos.

De fato, houve uma confusão durante as manifestações pró-Lula. Porém, não envolveu Arthur, não foi no ABC Paulista e não acabou em morte. Um homem foi agredido em frente ao Instituto Lula em São Paulo na quinta-feira (05) e ele não acabou morto. Detalhe: o homem não é Arthur Moledo do Val.

Outro detalhe: as fotos utilizadas para ilustrar a agressão não têm nada a ver com MBL, Arthur ou Lula. A do homem ferido é de uma agressão ocorrida na cidade de Fronteiras (PI). O agredido, de acordo com essa notícia, é Valderi Néris da Silva e ele não morreu. Já a imagem do print do MBL é uma montagem. Não há nenhuma postagem do Movimento Brasil Livre no horário citado.

Para terminar, o próprio Arthur gravou um vídeo “pós-mortem”. No Facebook, ele falou que a semana foi agitada, que estava cansado porque viajou para Brasília, fez uma chamada para um evento na semana que vem e comentou a prisão do ex-presidente. Apesar de (como ele mesmo falou) estar com a “cara inchada”, ele aparentava estar com a saúde boa.

Resumindo: a história que aponta que o youtuber Arthur Moledo do Val, do MBL e do canal Mamãe Falei, foi assassinado por militantes de Lula em manifestação no ABC Paulista é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.