Arthur Lira está levando romeiros para visitar Padre Cícero no fim de semana das eleições #boato

Boato – Denúncia no Twitter aponta que Arthur Lira está pagando romaria para os nordestinos não votarem em Lula.

Falta um pouco mais do que uma semana para o segundo turno das eleições de 2022. Na reta final, os candidatos aos governos dos estados e à Presidência da República seguem tentando conquistar novos eleitores.

Mas a partir de agora é necessário cautela. Isso porque as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o pagamento de propagandas na internet 48 horas antes do pleito. Além disso, outras ações no dia da votação também são proibidas, como o transporte de eleitores.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira estaria levando romeiros para visitar Padre Cícero no final de semana do segundo turno das eleições. Segundo a publicação, preocupado com uma possível vitória de Lula, Arthur Lira estaria pagando romarias para os nordestinos não votarem no segundo turno. Confira:

Versão 1: “Artur Lira com o Orçamento secreto levará romeiros para o Juazeiro visitar o Padre Cícero de graça e dando dinheiro para a estadia de 28/10 ao dia 02 de novembro. Verdadeiras caravanas com ônibus repletos partindo de diversas cidades e estados nordestinos”.

Versão 2: “É sério “Pessoal, aqui no nordeste, Artur Lira com o Orçamento secreto está levando os romeiros para o Juazeiro visitar o Padre Cícero de graça e dando dinheiro para a estadia de 28/10 ao dia 02 de novembro. Verdadeiras caravanas com ônibus repletos partindo de diversas cidades e estados nordestinos, para que esses eleitores estejam no Ceará e não votem. São pessoas simples e devotas do “Padim Pe. Cícero ” , na grande maioria eleitores do Lula. Temos que apelar para que o governador Camilo Santana  intervenha e adie a data”.

Arthur Lira está levando romeiros para visitar Padre Cícero no fim de semana das eleições?

A informação rapidamente viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou diversos eleitores do ex-presidente Lula revoltados. Entretanto, a história não é real. A explicação se concentra na falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de provas e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Apesar da denúncia, não existe qualquer prova sobre o assunto. Para começo de história, uma situação como essa se configuraria como crime eleitoral e o Ministério Público Estadual (ou até mesmo o Ministério Público Federal) já estaria investigando o caso. Porém, o único lugar onde encontramos “informações” sobre o assunto foi nas redes sociais. Como já estamos cansados de lembrar por aqui, o ônus da prova é de quem acusa. E sem prova, não existe denúncia.

Se isso não bastasse, não faz lá muito sentido o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pagar a viagem de vários nordestinos para uma romaria. Isso, por si só, não garantiria que os eleitores de Lula fossem viajar e deixassem de votar. As pessoas não são bobas e, com certeza, estranhariam uma viagem anunciada justamente no final de semana das eleições.

Em resumo: a história que diz que Arthur Lira estaria pagando romarias para nordestinos visitaram o padre Cícero no final de semana das eleições é falsa! A denúncia não traz provas e nós da equipe do Boatos.org tampouco encontramos informações que pudessem provar tal acusação. Além disso, se a história fosse real, com toda certeza instituições de Justiça estariam averiguando a situação. Mas não existe nada que indique que o Ministério Público esteja investigando o caso. Por fim, a história não faz lá muito sentido. Mesmo que Arthur Lira resolva fazer isso, não há garantias de que as pessoas vão aceitar. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso