Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Arnaldo Jabor denuncia ameaças de morte, diz texto falso

Arnaldo Jabor denuncia ameaças de morte, diz texto falso

Boato – Depois de fazer denúncias, o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor denunciou ameaças à sua vida.

Polêmico, o jornalista Arnaldo Jabor carrega consigo uma legião de fãs e outra de críticos graças aos seus comentários (quase sempre ácidos) contra as ideologias de esquerda (como os governos de Putin, à Palestina, da América do Sul e de Dilma).

E uma informação que tem circulado na internet tem causado preocupação à parcela das pessoas que gosta dele. Junto a informação de que ele estava sendo ameaçado, algumas críticas ao governo de Dilma, corrupção e a defesa aos protestos que pedem o impeachment. Leia:

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

MORTE! ARNALDO JABOR DENUNCIA AMEAÇAS A SUA VIDA…

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

… “Estamos caminhando para o fundo do poço. Começa a acontecer no Brasil algumas pequenas manifestações legítimas do povo….Com as redes sociais a propagação de ideias está tomando um rumo contra o atual governo da “presidenta” Dilma de forma incontrolável…Eu, Arnaldo Jabor venho sofrendo ameaças de forma não mais velada…mas clara….Mas, como jornalista independente que sou, não me furtarei a falar a verdade…a externar o sentimento do povo, mesmo que isto custe um preço alto…Afinal de contas estamos precisando no Brasil de Militares corajosos…médicos corajosos….Jornalistas corajosos…..Padres corajosos… Pastores corajosos… cidadãos corajosos….todos nesse momento crucial do país. Todos têm que dar sua forma de colaboração contra um sistema de governo que escraviza o capital trabalhador em detrimento do capital externo…Não tenho e não terei medo de morrer….Meu pai Carlos Jabor ja dizia: “MORRA PELA VERDADE, MAS NÃO VIVA PELA MENTIRA! Povo brasileiro chegou o momento das manifestações legítimas e de exigirmos a saída dessa mulher que se chama Dilma Roussef e que atrasou o pais em mais de 50 anos”

Como dito antes, Arnaldo Jabor é realmente um crítico ao governo de Dilma. Mas esse texto está sendo erroneamente relacionado a ele. O primeiro elemento que aponta que o texto não é dele é a fonte da informação. Ao buscar o primeiro registro da internet sobre o assunto, chegamos a esse post no Facebook (de um grupo que defende a volta dos militares ao poder) de fevereiro deste ano.

Note um detalhe, o texto começa com “NÃO SEI SE É MESMO DO JABOR, MAS QUE ESTÁ BOM ESTÁ!”. Com o tempo, o texto passou a ser reproduzido sem o “não sei se é mesmo”. Ou seja, de dúvida, a nova versão (publicada em blogs) do texto passou a ter a certeza da autoria.

Outra coisa: se Arnaldo Jabor tivesse mesmo denunciado que tem sofrido ameaças de morte, não seria melhor ele usar os seus canais de comunicação (as colunas na Globo, Jornal O Tempo e CBN)? Pois é, não há nada a respeito de ameaças de morte nesses locais. Por fim: Arnaldo Jabor, um homem culto, não escreveria um texto com tamanhos erros de ortografia, acentuação e concordância.

Resumindo: ele pode até concordar com algumas coisas ditas no texto (apesar que já se declarou contra o impeachment), mas sem nenhuma dúvida não é ele que escreveu o texto que relata que está sofrendo ameaças. O texto não é dele.