Correios da Argentina lançam selo Lula Libre (Lula Livre) #boato

Boato – Em homenagem a Lula, Correios da Argentina lançam selo “Lula Libre”. Enquanto isso, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai cortar os pulsos.

Condenado na Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula completou nesta segunda-feira (16/07/2018) 100 dias preso na Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba (PR). Mesmo detido, o petista segue sendo um divisor de águas mundo afora. Enquanto muitos comemoram a prisão dele, outros tantos fazem uma campanha por Lula Livre.

E é nesse cenário que uma publicação que circula no Facebook e em blogs pró-Lula aponta que os Correios da Argentina homenagearão o ex-presidente Lula com o selo “Lula Libre” (Lula Livre). A mensagem diz que “Lula virou selo na Argentina” e que “FHC vai cortar os pulsos”. Junto a publicação, circula a imagem do suposto selo. Leia:

Versão 1: E a Argentina faz este selo em homenagem à Lula !!!  Linda postura !!! Versão 2: Lula virou selo na Argentina. FHC vai cortar os pulsos. Versão 3: Nosso presidente virou selo na Argentina #FreeLulaLivre

Correios da Argentina lançam selo Lula Libre em homenagem ao ex-presidente?

Já alertamos que não estamos aqui para opinar sobre a condenação do petista. Assim como também alertamos que boatos não passarão. Por isso, saiba que essa história de selo Lula Libre (ou Lula Livre, se preferir) não passa de balela. Sem mais delongas, vamos aos porquês.

De cara, a mensagem já levanta suspeitas. Afinal de contas, a mensagem “joga no ar” (de forma muito vaga) que Lula foi homenageado pela “Argentina”. Isso dá abertura (como é possível ver em alguns comentários) para que as pessoas pensem que os Correios da Argentina que está lançando o selo.

Porém, ao pesquisar sobre o caso, não encontramos qualquer notícia que aponte para a tal homenagem ao ex-presidente. De acordo com o site oficial dos Correios, descobrimos que a coleção de selos mais recente é sobre a Copa do Mundo.P or sinal, vale lembrar que o atual presidente da Argentina, Maurício Macri, tem uma posição política distinta do petista (que é mais próxima dos Kirchner). Seria, no mínimo, estranho Macri “amigão” de Lula.

Mas então, de onde veio a imagem do Lula Libre? Ao pesquisar mais detalhes sobre o selo, chegamos ao nome do artista argentino Samuel Montalvetti. O selo, na verdade, é fruto de um trabalho artístico do argentino para envio para um amigo. Sobre FHC cortar os pulsos, não sabemos nada a respeito.

Resumindo: o “lançamento do selo Lula Libre” nunca existiu. A imagem é resultado de um trabalho artístico de Samuel Montalvetti (se vocês pedirem para ele, acho que até rola um envio para o Brasil) e a informação que circula na internet não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

2 comentários em “Correios da Argentina lançam selo Lula Libre (Lula Livre) #boato

  • 23/07/2018 em 15:41
    Permalink

    Está sendo lançada uma campanha chamada “Lula Exilado Já”, pois não há lugar aqui no Brasil, para traidores da pátria, pois Lula institucionalizou a corrupção desenfreada e voraz no país, levando o pais a falência. Lula/Dilma/PT corrompem desde “os mortadelas” até gandes empresários e políticos de alta patente , passando por ministros, pesquisas eleitorais, urnas eletrônicas, etc…, Portanto Lula Exilado Já.

    Resposta
  • 18/07/2018 em 22:16
    Permalink

    Se tivessem desenhado o copo na mão, a garrafa de uísque de 12 anos e datado 2030 ficaria mais verossímil.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)