Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Anitta retira apoio à candidatura de Lula e pula do barco #boato

Anitta retira apoio à candidatura de Lula e pula do barco #boato

Anitta retira apoio à candidatura de Lula e pula do barco, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Em live, Anitta afirma que foi obrigada a dar sua opinião política e retira seu apoio à candidatura de Lula.

Na reta final das eleições de 2022, todo apoio é bem-vindo para os candidatos. Por conta disso, eles têm buscado criar novas alianças e também fortalecer as antigas. Nesse percurso, muitos artistas e pessoas influentes já mostraram seu apoio aos candidatos à Presidência.

Exemplo disso é o craque da seleção brasileira Neymar Jr. No final de setembro de 2022, ele publicou um vídeo interpretando um dos jingles da campanha de Bolsonaro. Já do outro lado, temos a cantora Anitta, dona do hit “Envolver”, que apoiou publicamente Lula antes mesmo do PT confirmar sua candidatura.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que a lua de mel entre Anitta e Lula teria chegado ao fim. Segundo uma publicação, Anitta teria retirado o apoio à candidatura de Lula. De acordo com o vídeo que acompanha a história, Anitta teria afirmado em uma live que foi obrigada a dar a sua opinião política e que não tem culpa se candidato X ou Y cometer erros. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Conversei com o Lula, inclusive, antes. Falei: olha, Lula, eu nunca fui petista, nunca votei em você. Porém, nessas eleições estarei ao seu lado e estarei apoiando. Se quiser apoio de mídia social, que eu entendo bastante, Tik Tok, dessas coisas, eu vou apoiar. Expliquei pra ele a estratégia de marketing que eu acredito que funcione”.  

Versão 2: “Tá louco, gente. Eu sou cantora, não tenho cargo no governo não. Depois, não me culpa se fulano fizer m**da, beltrano… Não vem culpar não. Eu, hein. Vocês que me obrigaram a ficar dando opinião. Se vocês não me obrigassem, eu tava aqui bem na minha, quieta”. Versão 3: “Alerta se o 9dedos fazer m**da ela não tem culpa veja !!”. Versão 4: “#URGENTE: Cantora Anitta pula da barca e retira apoio ao candidato Lula. Notícia caiu como uma BOMBA na campanha petista”. 

Anitta retira apoio à candidatura de Lula e pula do barco?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos fãs da cantora decepcionados. Entretanto, essa história não é real. E a explicação fica por conta da ausência de provas.

Desde que alcançou fama mundial, a cantora Anitta se tornou uma referência e, por isso, tudo o que ela faz ou fala acaba, inevitavelmente, se tornando notícia (especialmente quando se trata de seu posicionamento político). E é aí que as coisas estranhas dessa história começam a desandar. Nenhum veículo de comunicação jornalístico ou de fofoca repercutiu o tal vídeo com a fala.

Além disso, ao procurar por posicionamentos recentes da artista, não observamos nada de diferente. Anitta não retirou seu apoio a Lula. Pelo contrário. Logo após a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições de 2022, ele fez um longo texto falando sobre o ódio que começou a dividir a sociedade brasileira em dois grupos e como esse movimento é problemático. Por fim, ela deixou a hashtag “Lula 13”, reforçando seu apoio no segundo turno.

Não conseguimos identificar a origem do vídeo (Anitta, por favor, faça alguma coisa!), mas pela aparência de Anitta, ele não parece recente. Não existe qualquer publicação da cantora ou de seus fã-clubes sobre o vídeo em questão. Além disso, atualmente, Anitta está com os cabelos curtinhos (obra de um ato de coragem, durante uma festa com sua amiga, a influencer GKay) e quase totalmente natural. Desde então, ela vem alternando o uso do cabelo curto com laces. Já no vídeo, é possível que os cabelos estão mais compridos e com tintura.

Se isso não bastasse, o contexto das imagens lembra muito o ano de 2018, quando Anitta foi acusada de ser “isentona” e foi pressionada a dar sua posição política. Na época, ela afirmou que não gostaria de ser obrigada a fazer campanha política para nenhum candidato, quando esse não é o seu trabalho. A fala repercutiu mal e diversos fãs começaram a perseguir a artista.

Por fim, a aparência e o contexto também lembram os meses de setembro e outubro de 2018. No próprio vídeo, existe o título “partiu Miami”. Em 2018, Anitta passou algumas (muitas) semanas na cidade estadunidense, participando de premiações e shows com outros artistas, como J Balvin. Na oportunidade, ela também participou do prêmio Latin AMAs, onde venceu o prêmio na categoria de melhor vídeo clipe. Também podem ver que fotos da artista naquela oportunidade condizem com a aparência do vídeo. E de toda forma, é possível ver que Anitta levou tudo no bom humor e não existe qualquer fala que confirme que ela deixou de apoiar Lula.

Em resumo: a história que diz que Anitta retirou seu apoio ao ex-presidente Lula e pulou fora do barco é falsa! A história surgiu do nada, provavelmente atrelada ao sumiço da artista nas redes sociais (que, ao que tudo indica, está trabalhando bastante em novos projetos). As imagens não repercutiram em nenhum lugar, o que é estranho, uma vez que se trata de Anitta e um posicionamento político. Além disso, a própria cantora reiterou seu apoio a Lula em um tuíte pós-primeiro turno. Depois de uma longa exposição sobre o ódio que permeia as eleições, ele escreveu “Lula 13”. Por fim, não encontramos a origem do vídeo, mas acreditamos se tratar de um vídeo antigo, pois se assemelha ao contexto vivido pela cantora, em 2018. Na época, ela foi acusada de ser “isentona” e fãs pediram um posicionamento político. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso