Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Analistas internacionais afirmam que Bolsonaro será reeleito com 100 milhões de votos #boato

Analistas internacionais afirmam que Bolsonaro será reeleito com 100 milhões de votos #boato

Analistas internacionais afirmam que Bolsonaro será reeleito com 100 milhões de votos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Analistas internacionais estão apontando que o presidente Jair Bolsonaro será reeleito com mais de 100 milhões de votos. Essa é a prova da vitória dele.

As últimas pesquisas eleitorais têm sido bem claras ao apontar que o retrato de momento coloca Lula na primeira posição, seguido de Bolsonaro. Contrariando estes números, alguns bolsonaristas têm compartilhado um retrato diferente das eleições.

De acordo com mensagens que circulam online, “especialistas” e “analistas políticos” internacionais teriam apontado que Jair Bolsonaro seria reeleito com mais de 100 milhões de votos.

“Analistas políticos internacionais afirmam que Bolsonaro passará 100 milhões de votos”, diz uma das mensagens que circula online. “Especialistas internacionais estão dizendo que o presidente Bolsonaro será reeleito com mais de 100 milhões de votos”, aponta outra.

Analistas internacionais afirmam que Bolsonaro será reeleito com 100 milhões de votos?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou para o conteúdo, seja em formato de texto ou de imagem, circular com todas as forças em redes sociais bolsonaristas. Apesar disso, não é verdade que analistas internacionais (pelo menos não analistas sérios) previram que Bolsonaro teria mais de 100 milhões de votos.

A mensagem (que tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis) sequer aponta quem seriam estes “analistas” ou “especialistas”. Ao buscar por corajosos que teriam falado isso, não encontramos nada.

Para além disso, a lógica não permite qualquer análise que coloque Bolsonaro (aliás, nem mesmo Lula poderia alcançar essa marca) com 100 milhões de votos. Vamos raciocinar:

O total do eleitorado brasileiro é de 156.454.011 de pessoas. Em 2018, 20% deste eleitorado não foi votar (em 2020, o número chegou a 29%, mas foi um ponto fora da curva). Se esse valor de 2018 se repetir em 2022, cerca de 125 milhões de pessoas iriam às urnas. Para conseguir os “100 milhões de votos”, Bolsonaro teria que ter nada menos do que 80% dos votos destas pessoas.

Não é preciso ser um gênio para perceber que Bolsonaro, que oscila entre 30% e 35% nas pesquisas e, ainda por cima, tem um índice de rejeição, em alguns casos, de mais de 50%, não vi chegar a 80% dos votos.

Resumindo: a ausência de fontes que explicam e a falta de lógica nos cálculos apontam que a mensagem que aponta que analistas prevem que o presidente Jair Bolsonaro vai ter mais de 100 milhões de votos é falsa. Qualquer pessoa que tenha falado isso (seja brasileira ou estrangeira) não merece ser levada a sério.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso