Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ambulâncias não foram abandonadas em Sete Lagoas (MG) e pátio pertence à empresa de customização de veículos especiais

Ambulâncias não foram abandonadas em Sete Lagoas (MG) e pátio pertence à empresa de customização de veículos especiais

Ambulâncias compradas por Bolsonaro estão paradas em Sete Lagoas (MG) por negligência, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Senador flagra ambulâncias doadas por Bolsonaro abandonadas em um pátio no município de Sete Lagoas (MG)

  Análise

Todos os dias denúncias de mau uso do dinheiro público circulam na internet. Funcionários públicos, parlamentares e até a própria população andam atentos ao modo como o dinheiro pago pelos contribuintes está sendo aplicado.

E de acordo com uma dessas fiscalizações, o município de Sete Lagoas (MG) não está fazendo um bom uso do dinheiro público. Segundo a história, ambulâncias doadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro estariam abandonadas em um pátio de Sete Lagoas (MG), enquanto doentes estariam esperando por transferências em hospitais por falta de ambulância. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Enquanto algumas cidades de Minas está faltando ambulância para conduzir os doentes para os hospitais em sete Lagoas uma Frota de ambulância do SAMU estragando no pátio”. Versão 2: “Essas ambulâncias compradas pelo Bolsonaro  estão se acabando num pátio. Na cidade sete lagoas em Minas Gerais.. senhores parlamentares ajudem à o senador cleitinho a  distribuição dessas ambulância da SAMU..muitas pessoas morrem por falta de ambulância em alguns estados”.

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no X (antigo Twitter) e deixou muitos moradores revoltados. Apesar disso, a história apresenta algumas inconsistências que são características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, buscamos mais informações e vamos te explicar, em três perguntas, o motivo para não acreditar nessa história: 1) É verdade que ambulâncias estão abandonadas na cidade de Sete Lagoas (MG)? 2) O que a prefeitura de Sete Lagoas fala as supostas ambulâncias abandonadas? 3) Muitas pessoas morrem por falta de ambulâncias em alguns estados?

Checagem

É verdade que ambulâncias estão abandonadas na cidade de Sete Lagoas (MG)?

Não. Inclusive, a história foi desmentida pela Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas (MG). De acordo com a Secretaria, o pátio onde o vídeo foi gravado pertence a uma empresa de customização de veículos especiais, como ambulâncias, e não tem nenhuma relação com a Prefeitura ou com o SAMU.

O que a prefeitura de Sete Lagoas fala sobre o assunto?

O secretário municipal de Saúde explicou que as ambulâncias paradas no pátio não pertencem à Prefeitura. O pátio onde os veículos estão pertencem à empresa Greencar Veículos Especiais. A empresa trabalha com a adaptação de veículos especiais, transformando furgões em veículos para a saúde, a polícia, os Correios etc. O diretor da unidade da empresa de Sete Lagoas (MG) destaca que as ambulâncias em questão estão em processo final de adaptação.

Ele ainda ressalta que todas as ambulâncias precisam passar por vistoria do Ministério da Saúde e atenderem às exigências do órgão. Os veículos que estão parados no pátio pertencem a licitações de outros estados e municípios. Nenhum dos veículos que se encontra no pátio será destinado à cidade de Sete Lagoas (MG).

Diante de informações falsas compartilhadas esta semana sobre ambulâncias que estariam paradas em um terreno da Av. Marechal Castelo Branco, em Sete Lagoas, o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, foi até o local na tarde desta terça-feira, 31 de outubro, e esclareceu as dúvidas da população junto ao diretor da empresa Greencar Veículos Especiais. De acordo com Ricardo Francisco de Souza, diretor da unidade local da Greencar, a empresa tem mais de 30 anos de mercado, dos quais 15 deles em Sete Lagoas. “Recebemos veículos de todo o Brasil e os customizamos, de acordo com as especificações técnicas do contratante.

Chegam até nós carros, furgões, vans, micro-ônibus, entre outros, que precisam ser adaptados, seja para se tornarem ambulâncias, viaturas, veículos de carga, etc”, explica. Em relação às ambulâncias, trata-se de uma licitação vencida por outra empresa, de São Paulo, que contrata a Greencar, para realizar as adaptações necessárias. Estas Ambulâncias Samu, já foram vistoriadas e aprovadas pelo Ministério da Saúde, aguardando somente o transporte para serem entregues a vários municípios de todo o Brasil. “Esses veículos, então, não estão parados aqui, mas sim já foram adaptados e vistoriados, processo que pode levar até dois meses, ou seja, o giro de veículos aqui é constante. Restam poucos veículos para deixar a unidade”, completa o diretor da empresa. “Ficamos muito orgulhosos em saber que temos uma empresa de Sete Lagoas capaz de realizar todos esses procedimentos, de atender a grandes empresas e governos de todo o Brasil, com competência e seriedade, gerando emprego e renda em nossa cidade.

Infelizmente informações falsas como essas podem comprometer todo esse trabalho”, afirma o secretário Dr. Marcelo Fernandes, lembrando ainda que esses veículos não têm qualquer relação com a regionalização do SAMU de Sete Lagoas. “Essas unidades móveis não têm nada a ver com o nosso Samu Regional. Nós já adquirimos, por meio de um processo junto ao Governo do Estado, 14 ambulâncias. Pedimos que os políticos, que as pessoas que são formadoras de opinião, que possam se informar antes de espalhar esse tipo de informação, trazendo sempre a verdade e a transparência, evitando prejudicar empresas, gestões e pessoas que fazem um trabalho sério, como é o caso da Greencar e da Prefeitura de Sete Lagoas”, finaliza o secretário.

Muitas pessoas morrem por falta de ambulâncias em alguns estados?

Infelizmente, sim. Muitos municípios possuem uma alta demanda pelo serviço do SAMU, porém, não possuem estrutura suficiente para atender de forma urgente todas as pessoas que necessitam do serviço. Por conta disso, dependendo da situação da pessoa, infelizmente, ela pode não ser atendida a tempo. Isso decorre não só da falta de ambulâncias, mas também de falta de profissionais, como enfermeiros, socorristas, médicos etc.

Conclusão

Fake news ❌

Ambulâncias não estão abandonadas no município de Sete Lagoas (MG). O pátio onde estão os veículos pertence à empresa Greencar Veículos Especiais. A empresa faz o serviços de adaptação de furgões para veículos da saúde (como ambulâncias), da polícia, dos Correios etc para todo o Brasil. As ambulâncias que aparecem no vídeo fazem parte de licitações de outros municípios e estados. Nenhuma delas pertence à Prefeitura de Sete Lagoas (MG). Além disso, as ambulâncias não estão abandonadas. Elas estão em processo final de construção e já foram vistoriadas pelo Ministério da Saúde.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)