Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Álvaro Dias diz que afastamento de diretores da Caixa foi por causa de fraude em loterias #boato

Álvaro Dias diz que afastamento de diretores da Caixa foi por causa de fraude em loterias #boato

Boato – Senador Álvaro Dias (Podemos-PR) afirma que afastamento de diretores da Caixa Econômica Federal (CEF) está relacionado com fraude em sorteios de loterias como, por exemplo, a Mega-Sena. 

Na última semana, os brasileiros (povo que “não desiste nunca”) acordaram com a notícia do afastamento de diretores da Caixa Econômica Federal. No último dia 16, o presidente Michel Temer resolveu afastar quatro vice-presidentes da Caixa (que foram indicados politicamente), após a recomendação do Ministério Público Federal e do Banco Central. Inicialmente, Temer não iria afastá-los, mas os órgãos ressaltaram que o presidente poderia ser indiciado criminalmente se os diretores voltassem a realizar irregularidades.

E segundo um vídeo que anda circulando pelas redes sociais e blogs, o motivo do afastamento estaria ligado à uma fraude na Mega-Sena, descoberta pelo senador Álvaro Dias (Podemos-PR). “A casa caiu…!!! Senador Álvaro Dias diz que afastamento de Diretores da CEF está ligado à fraude nos concursos de loterias”, diz a postagem. Confira o vídeo em que o senador fala sobre a fraude em loterias:

Álvaro Dias diz que afastamento de diretores da Caixa se deu por causa de fraude em sorteios de loterias?

Bom, caros leitores, a premissa básica da informação na internet é: não acredite em tudo o que lê ou vê. Afinal de contas, uma imagem tirada de contexto com uma descrição totalmente aleatória pode causar estragos irreparáveis. E, bom, é exatamente o que está acontecendo com o vídeo do senador Álvaro Dias, que não tem nada a ver com o afastamento dos diretores da Caixa na semana passada. Quer saber o porquê? Então, continua lendo.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Se você conferiu as matérias que circularam na mídia sobre o caso do afastamento dos diretores da Caixa, deve ter visto que eles são investigados por corrupção em verbas de fundos de pensão na Caixa e outras receitas do banco. São acusações gravíssimas, mas nenhuma matéria fala sobre fraudes na Mega-Sena ou manipulação em sorteios de loterias da CEF.

Agora, vamos analisar o vídeo em que aparece o senador Álvaro Dias. As imagens são antigas (e circulam na web antes da criação do Boatos.org). Pra ser mais exata, o vídeo do senador é de 2007. Nele, Álvaro Dias concedeu uma entrevista sobre corrupção ligado a loterias. Entretanto, o vídeo foi tirado de contexto.

Em 2013, a equipe do Boatos.org entrou em contato com a assessoria do senador Álvaro Dias (na época, do partido PSDB, hoje do Podemos). Os assessores confirmaram que estavam de olho no caso e levantando mais informações. Porém, eles ressaltaram que a investigação não se tratava sobre fraude nos sorteios da Mega-Sena (ou outras loterias) e sim sobre o uso de bilhetes premiados (compra dos bilhetes) para lavagem de dinheiro por parte de criminosos.

Em 2017, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um projeto para evitar que loterias da Caixa fossem usadas para lavagem de dinheiro. Na época, o senador Álvaro Dias falou, novamente, sobre o assunto. E dá pra ver, claramente, que ele não fala sobre sorteios e sim sobre lavagem de dinheiro.

Sendo assim, Álvaro Dias não falou nada sobre fraudes na loteria relacionado ao afastamento dos quatro vice-presidentes da Caixa na semana passada. Uma coisa é uma coisa (o afastamento dos diretores da Caixa e as acusações de corrupção em fundos de pensão), outra coisa é outra coisa (o vídeo do senador Álvaro Dias e a investigação sobre o uso de bilhetes premiados para lavagem de dinheiro) e nenhuma das duas está relacionada à fraudes em sorteios de loteria. Ou seja, mais um boato que quase funcionou. Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.